Notícias
Instituto Chico Mendes participa de Caravana Interministerial no Espírito Santo
Uma caravana interministerial do Governo Federal percorreu os municípios de Aracruz, Colatina, Conceição da Barra, Linhares, São Mateus e Serra, com o objetivo de tirar dúvidas da população local, incluindo agricultores familiares, pescadores, comunidades quilombolas e povos indígenas acerca do Acordo de Repactuação do Rio Doce. O acordo estabelece um novo modelo de governança para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015, que resultou no despejo de rejeitos de minério na Bacia do Rio Doce.
Na noite desta quarta-feira (26/03), em Linhares, cerca de 300 pessoas participaram do diálogo com o governo sobre o Novo Acordo do Rio Doce. Representantes dos movimentos sociais, associações e entidades aproveitaram a assembleia para entregar documentos com demandas de atingidas e atingidos às equipes dos ministérios. O diálogo possibilitou esclarecimentos sobre o novo acordo homologado pelo STF, tirando dúvidas e trazendo para as comunidades informações sobre programas e ações de reparação previstas.
Na tarde da terça-feira (25), técnicos do ICMBio e MMA estiveram na primeira assembleia ocorrida em Colatina. O foco foi atender o público geral, e em particular povos indígenas, quilombolas, trabalhadores de atividades tradicionais como faiscadores e pescadores. Das cinco equipes, duas estarão voltadas ao público geral e três, direcionadas ao atendimento de povos tradicionais.
As Caravanas no Espírito Santo ocorreram na quarta-feira (26) em Linhares, Aracruz, com os povos indígenas, e em Povoação. Na quinta-feira (27/03), as ações aconteceram em Regência Augusta (Linhares), Aracruz com povos indígenas e São Mateus (Morro das Araras), onde houve um encontro com lideranças de Degredo e Sapê do Norte.
Já na sexta-feira (28/03) houve Caravana a partir das 9h, com a comunidade Macuco e às 15h nova reunião com a comunidade de Sapê do Norte, no Quilombo Nova Vista, em São Mateus.
As ações ocorrem simultaneamente em 22 territórios de Minas Gerais e Espírito Santo. Os diálogos estão sendo conduzidos por técnicos do Governo Federal, que apresentam os pontos repactuados, além de tirar dúvidas das comunidades por meio de plenárias para a população e reuniões com lideranças locais.
As equipes estão percorrendo toda a área atingida pelo desastre do rompimento da barragem de Fundão, desde Mariana até a foz do Rio Doce, no Espírito Santo, incluindo o litoral capixaba. Os municípios em que Caravana passará são: Mariana (MG), Acaiaca (MG), Barra Longa (MG), Rio Doce (MG), Timóteo (MG), Caratinga (MG), Belo Oriente (MG), Governador Valadares (MG), Tumiritinga (MG), Resplendor (MG), Itueta (MG), Aimorés (MG), Colatina (ES), Linhares (ES), Serra (ES), Aracruz (ES), São Mateus (ES) e Conceição da Barra (ES).
A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência e tem a participação da Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério de Minas e Energia (MME), Casa Civil, Secretaria de Relações Internacionais, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério da Educação (MEC), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério dos Povos Indígenas (MPI), além do BNDES.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .

- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280