Notícias
Instituto Chico Mendes e Polícia Federal deflagram Operação Jubarte para proteger baleias na Região dos Lagos (RJ)
Operação Jubarte - Foto: Acervo
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal iniciaram, na última sexta-feira (20/6), a Operação Jubarte, uma ação conjunta de fiscalização e proteção ao corredor migratório de baleias na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. A operação segue até o dia 30 de junho e tem como foco o monitoramento de embarcações turísticas, a repressão ao molestamento de animais e a prevenção de crimes ambientais.
Durante as atividades, no sábado (21/6), agentes do ICMBio e da Polícia Federal conseguiram evitar que um balão junino em chamas atingisse a vegetação nativa da Ilha do Farol, em Arraial do Cabo (RJ). O balão foi interceptado e aproximadamente 300 metros de linha de nylon foram removidos do mar, evitando danos à fauna marinha e ao meio ambiente.
A operação também realiza abordagens a embarcações industriais na área da Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (Resex), além de impedir o tráfego de lanchas e motos aquáticas nos arredores da reserva, região que recebe a passagem das baleias jubarte nesta época do ano.
O turismo de observação de baleias tem crescido significativamente na Região dos Lagos. Embora a atividade seja uma importante fonte de conscientização e renda, o ICMBio alerta que a prática sem fiscalização adequada pode gerar estresse e afastar os animais. Desde 1988, a Lei Federal nº 7.643 proíbe o assédio intencional a baleias e outros cetáceos, prevendo penas de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
A intensificação de operações como a Jubarte tem contribuído diretamente para a recuperação das populações de baleias e outros mamíferos marinhos. A expectativa é que, em 2025, o número de jubartes que cruzam a Resex de Arraial do Cabo, atualmente estimado em mais de 15 mil indivíduos por temporada, continue crescendo.
Com informações sobre a Reserva Extrativista Marinha do Arraial do Cabo
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

