Notícias
Chamada conjunta seleciona projetos de pesquisa em UCs marinhas federais de SP
Estação Ecológica de Tupiniquins - Foto: Acervo Esec de Tupiniquins
Foi lançada a Chamada Conjunta FAPESP/CAIXA/ICMBio/FCA, que vai selecionar projetos de pesquisa para as unidades de conservação federais marinhas localizadas no estado de São Paulo. Os projetos serão apoiados com recursos do Fundo de Compensação Ambiental (R$2.123.763,28) e contrapartida de igual valor aportada pela FAPESP, totalizando R$4.247.526,56. A data final para a submissão de propostas de pesquisa é 14 de novembro de 2025. Os interessados em apresentar propostas devem seguir as orientações constantes da Chamada.
A Compensação Ambiental é proveniente da produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo de pré-sal da Bacia de Santos – Etapa 2: Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência em Itaguaí.
Foram quatro anos de planejamento, reuniões e documentos produzidos entre as instituições para viabilizar esse arranjo institucional inédito e inovador no fomento à pesquisa pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o qual a Coordenação de Pesquisa e de Gestão da Informação sobre Biodiversidade (COPEG) e a Coordenação de Compensação Ambiental (COCAM) contribuíram intensamente.
Espera-se que os resultados dos projetos de pesquisa gerem subsídios para a concepção e implantação de políticas públicas inovadoras para promoção da conservação, do manejo e do uso sustentável da biodiversidade, com foco na gestão da Estação Ecológica de Tupinambás, Refúgio de Vida Silvestre de Alcatrazes, Estação Ecológica de Tupiniquins e Área de Relevante Interesse Ecológico da Queimada Grande e Queimada Pequena, observado o Quadro Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, conforme Plano Estratégico para a Biodiversidade Pós-2020 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .

- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280