Notícias
Brigadistas do Instituto Brasília Ambiental são selecionados em cursos aplicados por instrutores do ICMBio e Ibama
Curso Ibram - Foto: Divulgação Ibram
Entre os dias 07 e 18 de julho, instrutores do Instituto Chico Mendes e do Ibama/Prevfogo iniciaram os cursos de formação de brigada do Instituto Brasília Ambiental (Ibram/DF). A realização dos cursos marca a quarta etapa do processo seletivo de brigadistas que atuarão no órgão distrital, responsável pela gestão das unidades de conservação do Distrito Federal, e tem caráter classificatório e eliminatório. As aulas ocorreram no campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília (IFB).
O curso foi dividido em duas semanas — 07 a 11 de julho e 14 a 18 de julho. A capacitação é dividida entre teoria e prática, abordando conceitos de Manejo Integrado do Fogo; linha de controle, linhas de defesa, aceiro, técnicas de queima de expansão; noções de ferramentas e equipamentos; sistema de comando de incidentes; combate; como realizar queimas prescritas, dentre outros. A parte prática conta com simulados, nos quais são avaliados o deslocamento com ferramentas, o treinamento no manuseio dos equipamentos e práticas de queima prescrita, abertura de linhas e combate.
Os candidatos que participam do curso foram aprovados no teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (THUFA), que avalia a capacidade do brigadista no manuseio desses equipamentos e que são úteis para as técnicas de combate indireto.
Esta é a primeira vez que o Ibram incorpora o curso de formação de brigadas em seu processo seletivo. “Para nós, é importante esta integração, tendo em vista que vamos uniformizar o processo de formação, facilitando com que os nossos brigadistas tenham as mesmas bases de conhecimento durante as ações de prevenção e combate”, disse a chefe substituta da Divisão de Gestão de Conhecimento (DICO), do Centro Especializado em Manejo Integrado do Fogo (CEMIF/ICMBio), Camila Lobo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .

- .
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280



