Notícias
II Encontro de Tartarugueiros do extremo Sul da Bahia
A Base Avançada do Centro TAMAR em Caravelas/BA realizou de 4 a 6 de setembro o II Encontro de Tartarugueiros do Extremo Sul da Bahia. O evento reuniu instituições e pessoas que trabalham pela conservação das tartarugas marinhas na região, aprimorando as capacitações realizadas anteriormente e unindo os tartarugueiros dos municípios numa rede de aprendizado e aperfeiçoamento continuados.
O evento surge de um trabalho de monitoramento exploratório realizado nos municípios do extremo sul da Bahia desde 2021, pela Base Avançada do Centro TAMAR em Caravelas/BA. A partir de 2023 realizou-se cursos de capacitação teórica e prática para a implantação do monitoramento de tartarugas marinhas em seis municípios do extremo sul da Bahia: Mucuri, Nova Viçosa, Alcobaça, Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. A partir das ações realizadas nesses municípios, formou-se uma rede colaborativa de voluntários dedicada à proteção e ao monitoramento de tartarugas marinhas.
Em 2025 a realização do II Encontro de Tartarugueiros contou com apoio da Coordenação de Pesquisa e Gestão da Informação sobre Biodiversidade do ICMBio, a partir de projeto desenvolvido pela Base. O evento foi uma grande oportunidade de ouvir sobre a realidade vivida em cada município no monitoramento de suas praias na temporada reprodutiva das tartarugas marinhas e, a partir das lições aprendidas, planejar uma atuação mais assertiva para a próxima temporada (2025/26).O II Encontro contou com a participação de oito municípios do extremo sul da Bahia. De Belmonte participaram Augusto Braga e Juliede Neves, que apresentaram o monitoramento realizado pela empresa Veracel. Santa Cruz Cabrália foi representada por seu Vevé Freitas, do Projeto Maré, que realiza o monitoramento de tartarugas marinhas na praia de Santo André, além de Ivy Magalhães e Thaissa Gonçalves, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De Porto Seguro estiveram presentes as voluntárias Betina Cruz e Erica Gellers; Flávia Guebert, do Instituto Coral Vivo, além de Aluane Ferreira, Martina Rossato e Laís Freitas, da Secretaria de Meio Ambiente do município. Prado foi representado por Reginaldo Gonçalves, Márcia Pereira e Breno Teixeira, do Projeto Verde Mar, da Associação de Proteção Ambiental e Bem-estar Animal do Prado – APAP. De Alcobaça estiveram presentes o Secretário de Meio Ambiente Sérgio Figueiredo e os servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thiago Vieira e Railda Neves, além de voluntários do Projeto Rastros na Areia.
Nova Viçosa foi representada pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Franco Moreira, Ana Oliveira e Anderson Silva. O município de Mucuri foi representado por Sandro Akhenaton, Carla Barbosa, Helena Souto, Yuri Santos, Laryssa Rodrigues e Dejalilson Loures, da Associação Ambientalista Carebas de Mucuri – ASACAM. Estiveram presentes ainda o Prefeito de Caravelas, Adauto Costa, e o Secretário de Meio Ambiente do Município, Beline Passos.
Além das apresentações dos trabalhos dos municípios houve palestras de Joca Thomé, coordenador do Centro TAMAR/ICMBio, que deu um panorama geral da conservação das tartarugas marinhas no Brasil e a analista ambiental da Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Guriri, São Mateus-ES, Kelly Bonach, que falou sobre o SisBio. Adriana Jardim e Berna Barbosa apresentaram o monitoramento de tartarugas marinhas no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e Camila Miguel apresentou os trabalhos realizados pelo Projeto Chelonia mydas na ilha de Coroa Vermelha – Nova Viçosa.
No último dia deste Encontro foi realizada uma saída embarcada ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, onde foram realizadas atividades práticas de captura e marcação de tartarugas marinhas. Para Marcello Lourenço, chefe da Base do Centro TAMAR em Caravelas, a segunda edição do Encontro de Tartarugueiros superou as expectativas, com novos municípios dispostos a monitorar e proteger as tartarugas, e novos parceiros, instituições e pessoas, se juntando à causa e tornando a rede cada vez mais forte: “Muito bom o clima do Encontro e especialmente a energia de Abrolhos no último dia, podendo ver as tartarugas de perto, todos saíram muito motivados com a temporada reprodutiva que se inicia”, frisa o gestor da Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Caravelas-BA.
Para Marcello “o encontro funciona como um catalisador e a partir dele observou-se uma série de ações nos municípios, como ofícios às barracas de praia reforçando as regras, grupos se organizando para fazer o monitoramento, produção de placas sobre a proibição do trânsito de veículos nas praias da região, entre outras ações”.
Monitoramento na APA Ponta da Baleia - Abrolhos
Em seguida vem a tartaruga oliva – Lepidochelys olivacea com 21 ninhos e a tartaruga de pente – Eretmochelys imbricata com 18 ninhos e uma rara desova de uma tartaruga de couro – Dermochelys coriacea, em janeiro de 2021.
Como resultado 21.933 filhotes já foram protegidos. Desde 2023 é realizado o monitoramento noturno para flagrante e marcação das fêmeas sendo, até aqui, 37 já marcadas. Na atual temporada a equipe está também coletando material biológico para uma caracterização genética dessa população, em parceria com o Laboratório de Genética e Evolução Molecular da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Cinco anos da Base Avançada de Caravelas/BA
Para celebrar os cinco anos da Base do Centro TAMAR em Caravelas, completados em julho de 2025, a equipe promoveu atividades de educação ambiental junto à comunidade. Foram realizadas exposições itinerantes, a partir da instalação de uma tenda, espaço com materiais visuais e interativos. Foram também promovidas dinâmicas com uma réplica de tartaruga marinha em tamanho natural. As atividades foram realizadas no distrito de Ponta de Areia, na praia do Grauçá, e no centro de Caravelas, oportunizando espaço para conversas sobre a presença das tartarugas marinhas na região, sua biologia e o trabalho realizado pelo Centro TAMAR. “Celebrar ao lado da comunidade reforça laços para a conservação. Especialmente as crianças, que se encantaram e expressaram sua arte desenhando e pintando as espécies de tartarugas marinhas. Foi uma grande oportunidade de mostrar um pouco dos trabalhos realizados pela Base nesses cinco anos”, reforça o gestor da Base, Marcello Lourenço.
Texto do Boletim Eletrônico do Centro TAMAR/ICMBio - 7a Edição - Dezembor/2025.











