Notícias
Grupo de Assessoramento Técnico do Plano de Ação para Conservação das Tartarugas Marinhas se reúne em Vitória-ES
Indicadores e metas relacionadas às ações do Plano de Ação foram traçados pelo grupo

- Os membros do GAT foram divididos em 2 grupos para trabalhar indicadores e metas do PAN Tartarugas Marinhas.
Entre as instituições que marcaram presença, estavam a Fundação Projeto TAMAR, o Instituto Biota de Conservação, a RETAMANE, o Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN, o Ibama, as universidades UFES, UFPR e FURG, o Sindipi e o Porto do Açu, cuja representação se dá pela Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Caruara – onde as tartarugas têm sítio reprodutivo protegido.
O Coordenador do Centro TAMAR/ICMBio, Joca Thomé, contextualizou na abertura dos trabalhos a importância da reunião frente aos desafios de conservar as tartarugas marinhas em diferentes áreas litorâneas, como a foz do rio Doce, área estratégica para a conservação da tartaruga de couro (Dermochelys coriacea), cuja biodiversidade marinho-costeira vem sendo impactada há uma década pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco/Vale/BHP.
Os participantes se dividiram em dois grupos menores de trabalho e traçaram metas e indicadores para as ações já definidas no 3º Ciclo do PAN Tartarugas Marinhas, válido de 2024 a 2029. Entre as discussões feitas nos grupos, a mortalidade de tartarugas a partir da interação acidental com as artes de pesca gerou um debate frutífero, com a necessidade de construção conjunta para o combate desse impacto tão significativo às cinco espécies que frequentam a costa brasileira. A pesca incidental é ruim tanto para as tartarugas – pelas vidas que se vão nas redes - quanto para os pescadores – que deixam de pescar o pescado quando as tartarugas ficam presas em suas redes.
- Mapa das áreas de desova em construção foi apresentado ao grupo pela analista ambiental do Centro TAMAR/ICMBio Marília Mesquita.
Na ocasião a analista ambiental do Centro TAMAR/ICMBio, Marília Mesquita, apresentou o mapa das áreas de desova no Brasil a todos os participantes do GAT, e que se encontra em fase final de elaboração, podendo ouvir o feedback dos membros do GAT.
Centro TAMAR/ICMBio
