Notícias
Centro TAMAR/ICMBio participa da 2ª Reunião Regional da SBPC, na UFES
Vitória/ES (24/02/25) – O coordenador do Centro TAMAR/ICMBio, Joca Thomé, participou nesta sexta-feira (21.02) da Mesa-redonda 'Rio Doce - O que aprendemos?', como parte da programação da 2a Reunião Regional da SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, ocorrida entre os dias 19 e 21 de fevereiro, na Universidades Federal do Espírito Santo-UFES.
Além de Joca, compôs a mesa-redonda, o advogado e professor da Univale, Diego Jeangregório Martins Guimarães. A oportunidade foi única para explicar aos presentes toda a contextualização do desastre ambiental da Samarco/Vale/BHP ocorrido 08/11/05, em Mariana-MG, e da chegada da lama de rejeitos de mineração à foz do rio Doce, em Linhares-ES, no dia 21/11/05.
Diego enfatizou o trabalho de assessoria jurídica as comunidades atingidas. Pesquisa feito pela Univale, no sentido de levantar o que saiu na mídia sobre o desastre ambiental, revelou, pelo recorte temporal, que os veículos de comunicação informaram o evento sempre sob a óptica das empresas, órgãos ambientais e demais entidades, ficando as comunidades atingidas à revelia desse processo.
O professor da Univali detalhou, ainda, a mudança na realidade das localidades atingidas pela lama, cujos moradores receberam novas casas, diferentes daquelas que traziam a identidade sociocultural dessas famílias. “Não só os danos não foram reparados, como sugiram novos danos” enfatizou Diego.
Joca fez uma contextualização desde o rompimento da barragem em Mariana-MG, da chegada da lama à foz do rio Doce, em Linhares-ES, até os desdobramentos no campo jurídico, com a assinatura do TTAC envolvendo União, estados de Minhas Gerais e Espírito Santo; a criação da Fundação Renova, para executar os programas e projetos de mitigação aprovados pelo Comitê Interfederativo e suas Câmaras Técnicas.
Uma delas é a Câmara Técnica de Conservação da Biodiversidade – CTBio, coordenada pelo ICMBio, que pioneiramente no ES, se uniu a um poll de universidades lideradas pela UFES e contratadas pela Renova para fazerem o monitoramento no rio e no mar.
A Rede Rio Doce Mar surgiu reunindo mais de 500 especialistas de diferentes universidades, instituições de pesquisas, ONGs, visando analisar o grau de impacto e contaminação em diferentes ambientes, como rios, lagoas, praia, restingas, maguezais e oceano; e diferentes táxons, como peixes, aves, tartarugas, cetáceos, entre outros.
“Esse é um desastre para o qual não havia nenhuma referência anterior no planeta, mas a união de uma série de universidades tem feito a diferença no que se refere a monitorar esse impacto ao longo desses 9 anos, sobre o rio, ambiente marinho e estuarino”, frisou Joca. Os 5 relatórios consolidados desse trabalho das universidades podem ser acessados publicamente no site da Flacso, no link direto: https://flacso.org.br/projetos/gerenciador-cif-camaras-tecnicas/
Logo após as apresentações o público participou ativamente, seja com questões relacionadas à problemática, seja parabenizando o trabalho realizado pela CTBio e poll de universidades no monitoramento dos impactos sobre os ambientes marinho e estuarino.
Em seguida a mesa foi recomposta com diversas autoridades, entre elas o reitor da UFES, Eustáquio de Castro, para a solenidade de encerramento dos trabalhos. Ao longo de 3 dias intensos, foram promovidos debates, mesas-redondas e uma versão especial do programa ‘SBPC vai à Escola’. Com o tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, todo o conteúdo da SBPC – 2ª Reunião Regional foi gravado e de acesso público no Canal Youtube da SBPC.
A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) tem como objetivos reunir especialistas, pesquisadores, professores e o público em geral para discutir temas emergentes como a crise climática e a gestão responsável dos oceanos, oferecendo uma oportunidade para fortalecer o diálogo com a comunidade local e promover o avanço da ciência, sempre com atividades gratuitas e abertas ao público. Esta reunião marcou o retorno da SBPC ao Espírito Santo, 30 anos após a realização de sua 46ª Reunião Anual, em 1994, que teve como tema “A ética e a consolidação da democracia”.
Comunicação
Centro TAMAR/ICMBio

