Notícias
Centro TAMAR ICMBio marca presença no VII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e XIV Encontro da RETAMANE
O Centro TAMAR/ICMBio, representado pelo Coordenador Joca Thomé e pela gestora da Base Avançada do Centro TAMAR em Guriri, São Mateus-ES, Kelly Bonach, estiveram dos dias 2 a 5 de outubro no VII Simpósio Brasileiro de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas, seguido do XIV Encontro da RETAMANE-Rede de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas do Nordeste, sob organização da Rede e Instituto Tartarugas do Delta, no auditório do Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba-PI.
O evento teve como objetivo reunir pesquisadores, estudantes, comunidades tradicionais, instituições públicas e privadas, assim como amantes da conservação marinha, com 137 participantes e 75 posters científicos apresentados.
Ao longo da programação, o público pôde participar de palestras, mesas-redondas, apresentações científicas, oficinas e atividades culturais que celebraram o conhecimento e fortaleceram os laços entre ciência e sociedade.
Além de participar da Abertura junto com o reitor da Universidade do Delta do Parnaiba, João Paulo Sales Macedo, o coordenador do Centro TAMAR/ICMBio, Joca Thomé, participou da Mesa Redonda: Ações em rede: pesquisa, conservação e reabilitação de tartarugas marinhas na Margem Equatorial, que contou com a participação de Bruno Stefanis com ‘Apresentação das ações da RETAMANE’; Joca com ‘Percepções do Centro TAMAR sobre as ações em Rede no Brasil e nas Américas’ e Flávio Lima sobre ‘Monitoramento de praia realizado em rede na margem equatorial brasileira - UERN/CEMAM’.
Durante a reunião da RETAMANE O Centro TAMAR apresentou sua estrutura de trabalho, missão atualizada, 3° ciclo do Pan Tartarugas Marinhas e 2° Pan Corais, além do 1 ° mapa de áreas de desovas destas espécies no Brasil, construído em conjunto com as instituições que monitoram e protegem as áreas de desovas ao longo da costa brasileira. Comprometeu-se com a atualização urgente do Protocolo de Manejo de Ninhos e Filhotes, entre outros documentos de regramentos que visam uniformar os trabalhos de proteção e pesquisa das tartarugas marinhas, hoje executados por dezenas de instituições.
A escolha de Parnaíba como sede do evento reforçou o papel estratégico do Delta do Parnaíba - o único delta em mar aberto das Américas, como um importante berçário e rota de ocorrência para cinco espécies de tartarugas marinhas: verde, cabeçuda, oliva, pente e couro.
O evento contou com o apoio da Petrobras, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e do Museu do Mar, reforçando a importância do trabalho colaborativo para a proteção dessas espécies.
Comunicação Centro TAMAR/ICMBio
com edições da Página do Evento
