Notícias
“Ecos da Foz: Uma Década de Luta e Reexistência” será promovido em Regência-ES
Evento marca primeira década do desastre ambiental da Samarco/Vale/BHP
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), juntamente com a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (SERD), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Fundação Espíritosantense de Tecnologia (FEST) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares, promovem dia 19 de novembro, a partir das 08h30, o encontro “Ecos da Foz: Uma Década de Luta e Reexistência”, na comunidade de Regência Augusta, município de Linhares/ES.
O evento tem como slogan "Após 10 anos do rompimento da barragem da Samarco no rio Doce resolvemos nos reunir para lembrar o que passamos e, principalmente, juntar forças para o futuro". Confira a programação na íntegra, clicando aqui. E nossa publicação do Instagram do Centro TAMAR/ICMBio.
O evento reunirá instituições públicas, lideranças comunitárias, pesquisadores e gestores para refletir sobre a década transcorrida após o rompimento da barragem de Fundão, debatendo o papel da ciência na defesa da vida e da memória da Foz do rio Doce, além dos caminhos da reparação e da reconstrução socioambiental para o futuro.
O evento é aberto ao público e à imprensa – cujo papel tem sido essencial ampliando e dando visibilidade às vozes dos territórios atingidos, fortalecendo a transparência dos processos em curso e garantindo que a sociedade acompanhe, de forma crítica e informada, os desafios e avanços na recuperação da região.
Pela manhã, a partir das 08h30 haverá abertura com a participação de uma série de instituições como ICMBio, Municípios de Linhares e Aracruz, UFES, Secretaria de Recuperação do Rio Doce (SERD); FEST/PMBA; IBAMA; Ministério Público (MPES) e Defensoria Pública (DPES); Fórum da Foz do rio Doce; lideranças comunitárias; Comissão Especial do Acordo de Repactuação da Assembleia Legislativa da ES.
Após momento simbólico de manifestação cultural, a partir das 10h inicia-se a Mesa Redonda 'Memória', que trará relatos históricos pós-rompimento e mobilização de lideranças e entes públicos, com a participação de representantes das lideranças comunitárias; ICMBio, UFES, Defensoria Pública do ES e Prefeitura Municipal de Linhares e Aracruz.
Já às 10h30 haverá Sessão Temática 'Monitoramento e Gestão Ambiental', momento que será apresentado o Programa de Monitoramento Quali-quantitativo Sistemático de Água e Sedimento (PMQQS) pela Secretaria de Recuperação do Rio Doce (SERD); o Projeto de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA) e PMAP pela UFES/FEST (passado, presente e futuro) e abertura para perguntas e troca com lideranças e gestores locais.
No bloco da tarde a partir das 13h30 está prevista Roda de Conversa 'Os caminhos da reparação: Novo Acordo", com foco na área ambiental mediada pelo coordenador do Centro TAMAR/ICMBio Joca Thomé e pela Subsecretária de Estado de Ações Socioeconômicas e Participação Social da SERD, Margareth Saraiva.
O objetivo é promover a contextualização sobre os próximos passos após a assinatura do Novo Acordo, com foco nas responsabilidades, compromissos e expectativas das instituições envolvidas.
Entre os assuntos a serem tratados nessa Roda estão: apresentação do Novo Acordo pelo MPES; do PMQQS pelo Ibama; do ProPesca pelo MPA; do PMBA pela UFES-FEST/ICMBio; dos Planos de Ação para Conservação Dulcícola e Marinho e Consolidação da APA da Foz do rio Doce e REBIO de Comboios, pelo ICMBio e do Plano de Desenvolvimento Integrado da Foz, pela SERD e ICMBio.
Comunicação Centro TAMAR/ICMBio