Notícias
Nova ferramenta contribuirá com a espeleologia brasileira
Nesta quarta-feira, 16/10, o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), Jocy Cruz, participou do XVI Seminário de Pesquisa e o XVII Encontro de Iniciação Científica, realizado no auditório Rômulo Mello, na sede do ICMBio em Brasília/DF. Na ocasião, o representante do centro de pesquisa apresentou o aplicativo CaveTools, que busca aprimorar o levantamento e tratamento de dados espeleológicos e geoespaciais. O encontro teve como tema “Ciência, Tecnologia e Conhecimento Tradicional na Gestão da Biodiversidade”.
O CaveTools funciona em qualquer lugar do globo e estabelece um padrão para coleta e gestão de informações sobre cavernas, suprindo uma lacuna que dificultava a consolidação de dados técnicos confiáveis. A criação da ferramenta está alinhada aos objetivos do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico (PNCPE).
A solução é composta por um aplicativo mobile (Android®), que permite o trabalho offline em áreas remotas, e por um sistema WebGIS, voltado à gestão, visualização e análise das informações. Entre seus módulos, destaca-se o de topografia subterrânea, que possibilita o registro detalhado de medições, croquis e vetores diretamente em campo, integrando essas informações ao banco de dados espacial para posterior visualização e processamento.
Com mais de 170 campos agrupados em 13 categorias temáticas, abrangendo desde localização e morfologia, até fauna, arqueologia e paleontologia, o CaveTools consolida-se como uma plataforma robusta de apoio à pesquisa e à conservação do patrimônio espeleológico brasileiro. O aplicativo visa fortalecer pesquisas científicas, apoiar o licenciamento ambiental e orientar ações de conservação.
“A ideia é promover uma evolução na questão do levantamento de dados no país, a utilização é indicada tanto para grupos de espeleologia quanto para empresas de consultorias que atuam no licenciamento ambiental”, afirmou Jocy Cruz. Os dados registrados no Cave Tools podem ser exportados e inseridos no Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (CANIE), assim como as informações do CANIE podem ser inseridas no Cave Tools.
O Cave Tools foi desenvolvido em parceria entre o ICMBio/Cecav, a Fundação Alexander Brandt e a Geobyte Consultoria e Tecnologia GIS.