Notícias
ICMBio/Cecav chama atenção para os ecossistemas cavernícolas no Dia da Biodiversidade
Área de Proteção Ambiental (APA) das Onças - Cachoeira Jucurutu - Foto: Diego Bento
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado hoje, dia 22 de maio, convida todo o planeta a refletir sobre a urgente necessidade de preservar os ecossistemas, entre eles os cavernícolas, responsáveis por diversos serviços ambientais e por preservar inúmeras espécies endêmicas.
Diante de um cenário que pressiona para que medidas urgentes de mitigação, conservação e preservação ambiental sejam realizadas, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav) reforça sobre a importância do 19º Congresso Internacional de Espeleologia (CIE), que será realizado entre os dias 20 a 27 de julho, em Belo Horizonte (MG), em conjunto com o 38º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE).
O encontro marca um momento histórico para a comunidade científica global. Sob o tema “60 Anos da União Internacional de Espeleologia (UIS): História para o Futuro”, o evento promoverá discussões interdisciplinares sobre cavernas, sistemas cársticos e biodiversidade subterrânea.
Organizado pela Sociedade Brasileira de Espeleologia ICMBio/Cecav, o encontro acumula 461 trabalhos submetidos e mais de 1.000 participantes registrados. Além disso, o 19º CIE contará com 10 simpósios e 16 Comitês Técnico-Científicos, com foco em ciência e inovação, e também pretende explorar as interfaces entre meio ambiente e sociedade. Discussões sobre legislação ambiental, gestão de unidades de conservação, turismo sustentável e educação ambiental estarão em destaque. No site oficial do evento, você encontra toda a programação.
Além das palestras magnas, que reunirão grandes nomes com vasta experiência em espeleologia, como a microbiologista, geóloga e exploradora de cavernas submersas, Hazel Barton, o congresso oferecerá uma série de exposições e competições relacionadas, são elas:
SALÃO DE FOTOGRAFIA tem por objetivo estimular reflexões sobre a relação entre o ser humano e as cavernas, ampliar o conhecimento do público geral acerca das cavernas e do carste, considerando os aspectos sociais, econômicos e ambientais, por meio da linguagem fotográfica.
SALÃO DE CARTOGRAFIA promove a exibição de mapas fotográficos subterrâneos juntamente com o tradicional concurso. Portanto, convida os autores desses trabalhos de documentação de cavernas a submeter seus mapas, seja para exposição ou para o concurso, que combina perícia técnica e representação artística.
ESPELEMEDIA 2025 é um concurso aberto aos produtores de filmes relacionados ao mundo subterrâneo, sejam amadores ou profissionais que contemplem os temas: cavernas e carste, abismos, espeleologia, exploração, ciência, conservação e restauração, arte, etc.
SALÃO DE ARTE (ESPELEOART) é o espaço do Congresso dedicado à exposição de obras de arte inspiradas em espeleologia. As obras podem ser em qualquer meio, desde esboços até fotografias alteradas digitalmente, computação gráfica, cerâmica e escultura, têxteis e técnicas mistas. O tema deve envolver carste e cavernas, com foco no interesse central da espeleologia.
SPELEOLYMPICS: O SpeleOlympics 2025 contará com uma série de simuladores espeleológicos instalados nas dependências internas do Befly Minascentro, sede do congresso, onde os candidatos terão a oportunidade de testar suas habilidades e participar das competições em diferentes modalidades.
O ICMBio/Cecav agradece a todos que atuam na linha de frente da conservação da biodiversidade e reforça sobre a importância de que encontros, debates e congressos como o 19º CIE continuem contribuindo para a preservação das riquezas dos nossos ecossistemas, tão diversos e singulares.