PAN Lagoas do Sul
Os Planos de Ação Nacionais para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (PAN) são políticas públicas pactuadas pelo ICMBio junto à sociedade.
É tarefa do CEPSUL coordenar a elaboração e implementação do Plano de Ação para Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil, juntamente com a Rede de Instituições Parceiras e pesquisadores de universidades brasileiras especialistas no tema.
O PAN materializa as ações consideradas prioritárias para pesquisa, e tem como objetivo melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas e dos ecossistemas das lagoas da planície costeira do sul do Brasil, promovendo os modos de vida sustentáveis e/ou tradicionais associados ao território.
Para atingir o seu objetivo, o PAN Lagoas do Sul também estabelece ações de conservação distribuídas em quatro objetivos específicos.
O documento técnico é válido por cinco anos e já está em processo de implantação de sua segunda edição. Acesse a página no site do ICMBio que traz o Sumário Executivo do Plano de Ação para Conservação dos Sistemas Lacustres e Lagunares do Sul do Brasil, a Matriz de Planejamento, entre outros documentos.
Além disso, o CEPSUL coordena o PAN Tubarões, e apoia outros planos de ação, como o PAN Corais, PAN Manguezais e PAN Aves Marinhas - todos sob a governança do ICMBio.
