Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves Limícolas Migratórias
ESPÉCIES-ALVO
O PAN Aves Limícolas Migratórias contempla 27 espécies-alvo, dentre as quais 5 são nacionalmente ameaçadas de extinção.
Clique aqui e confira a lista completa de espécies-alvo do PAN.
VIGÊNCIA
2019-2024 (2º ciclo)
2013-2018 (1º ciclo)
RESUMO
O Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves Limícolas Migratórias - PAN Aves Limícolas Migratórias tem o objetivo de ampliar e assegurar a conservação das aves limícolas e seus habitats no Brasil, promovendo a cooperação entre a sociedade civil, poder público e setor produtivo. As aves limícolas sofreram acentuado declínio desde 1970 nas Américas, pois são dependentes de habitats nas diferentes áreas geográficas de sua distribuição, para os seus processos fisiológicos e sua migração.
O PAN Aves Limícolas Migratórias abrange e estabelece estratégias prioritárias de conservação para 5 espécies ameaçadas de extinção constantes na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção e outros 22 táxons não ameaçados e migratórios constantes em acordos internacionais raticados pelo Brasil, a Atlantic Flyway Shorebird Initiative (AFSI) e a Arctic Migratory Bird Initiative (AMBI).
No primeiro ciclo (2013-2018) foram identificadas áreas estratégicas - com maior diversidade, abundância, com registros reprodutivos e de espécies ameaçadas, consideradas prioritárias para as ações do segundo ciclo de gestão (2019-2024). O PAN é Coordenado pelo CEMAVE e no seu segundo ciclo conta com a coordenação executiva da SAVE Brasil.
BIOMA
Amazônia, Cerrado, Marinho, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal
CENTROS RESPONSÁVEIS
PAINEL DE GESTÃO
MONITORIA FINAL - 2025

- .
PRODUTOS DO PAN
PRODUTOS DO 2º CICLO DO PAN
* As ações do PAN podem ser consultadas na Matriz de Planejamento.

