Notícias
GOVERNO DIGITAL
Usuários já podem utilizar dados bancários do BMG para entrar no GOV.BR
Os usuários que desejarem utilizar os seus dados de autenticação bancária para entrar no GOV.BR poderão utilizar, a partir de hoje (8/10), as suas informações do Banco BMG. Isso foi possível a partir de uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A medida pode beneficiar cerca de 10 milhões de clientes do banco com uma autenticação de nível prata na plataforma, que é uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) do governo federal.
“Esta iniciativa facilita para as pessoas terem uma conta mais segura no GOV.BR, pois ao autenticar com o banco, sua conta se torna de nível prata. O pix gerou uma bancarização dos brasileiros, nossa proposta é aproveitar essa tendência e ampliar a segurança da conta GOV.BR dos usuários”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Agora já são 17 bancos nessa parceria do ministério com a Febraban”, complementou. O GOV.BR possui mais de 170 milhões de usuários.
Além de tornar a conta mais segura, ser de nível Prata possibilita o acesso a maior parte dos 4600 serviços federais existentes no GOV.BR. “Um dos serviços mais utilizados, a Assinatura GOV.BR, pode ser usado com uma conta desse nível. Isso é importante porque essa assinatura digital tem validade jurídica e simplifica o dia a dia das pessoas ao evitar deslocamentos”, disse.
Além da Assinatura GOV.BR, a plataforma também oferece serviços como Prova de Vida, abertura de empresas, Meu SUS Digital, ENEM, Fies, Carteira Digital de Trânsito, Sougov (para servidores públicos federais), eSocial e acesso a documentos militares. Também é possível que as pessoas busquem serviços conforme o perfil do usuário, como estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador. Outros 8700 serviços de estados e municípios também estão disponíveis no GOV.BR.
Outras formas
Uma outra forma de atingir o nível Prata pode ser realizada por meio de biometria facial com base na CNH ou sendo servidor público federal. Já para conseguir o nível máximo de segurança, possibilitado pela conta Ouro, é necessário para o usuário realizar reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou por meio de certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Em caso de dúvidas sobre a Conta GOV.BR, acesse: gov.br/conta