Notícias
GOVERNO DIGITAL
Mineiros poderão utilizar os terminais de autoatendimento das UAIs para recuperar o acesso à conta GOV.BR
Uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o Governo de Minas Gerais vai possibilitar o uso de biometria em terminais de autoatendimento para a recuperação do acesso à conta GOV.BR nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) do estado. A medida beneficiará os mais de 11 milhões de mineiros que já fizeram o cadastro biométrico da Justiça eleitoral e podem ter alguma dificuldade em relação ao acesso à plataforma do governo federal ou que desejem aumentar o nível de sua conta para Ouro.
Os equipamentos já estão disponíveis em 48 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e em dois postos provisórios de municípios que estão com UAI em implantação. Nesses, as pessoas que já tiverem realizado uma coleta biométrica pela Justiça Eleitoral poderão validar a sua biometria nesses equipamentos. “Isso garante uma maior segurança dos dados da população e protege a conta GOV.BR dos cidadãos contra fraudes”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
O processo para a recuperação da conta é bem simples. No terminal, a pessoa tem de escolher a opção de recuperação, informar seu CPF e realizar a leitura de sua biometria. Após esse processo, já será possível iniciar, de maneira segura, a alteração de seus dados de contato da conta e recuperá-la, sendo possível, inclusive, usar o serviço público que deseja. No próximo acesso pelo computador ou celular, será solicitado que a senha seja redefinida. Ao utilizar este método de recuperação, o cidadão também tem a sua conta aumentada para o nível ouro.
Para o secretário, essa medida facilita o acesso dos mineiros aos mais de 4.600 serviços digitais federais disponíveis no GOV.BR. “Este tipo de parceria é muito importante para simplificar a vida de quem precisa utilizar um serviço digital, espero que a gente possa levar essa experiência para outros estados”, complementou Mascarenhas.
“Minas Gerais tem investido de forma contínua na transformação digital para simplificar a vida do cidadão. Ser o primeiro estado a disponibilizar a recuperação da conta Gov.br por biometria nos terminais de autoatendimento mostra que estamos na vanguarda da inovação em serviços públicos. Essa iniciativa amplia a autonomia do usuário, garante mais segurança no acesso às plataformas digitais e reforça nosso compromisso de levar soluções modernas e inclusivas para todas as regiões do estado”, destaca o Subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.
GOV.BR
No total, o GOV.BR possui mais de 170 milhões de usuários. Além dos serviços digitais federais, também estão disponíveis outros mais de oito mil serviços de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele estudante, agricultor, turista, empreendedor ou trabalhador. Em caso de dúvidas, acesse gov.br/conta