Notícias
ENEM
Estudantes recebem mensagens personalizadas sobre o Enem pela Caixa Postal GOV.BR
Fundo azul com uma menina mexendo no smartphone. Texto: Chegou mensagem ai pra você?. Mais de 4,7 milhôes de estudantes recebem mensagens sobre o Enem pela Caixa Postal GOV.BR
Mais de 4,7 milhões de estudantes receberam mensagens personalizadas com informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pela Caixa Postal GOV.BR, na última semana. A parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério da Educação (MEC) teve o objetivo de avisar essas pessoas sobre o Cartão de Confirmação, que já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As provas serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro na maior parte dos estados e no Distrito Federal. Somente em algumas cidades do Pará o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro: Belém, Ananindeua e Marituba. No dia da prova, os estudantes devem levar: documento oficial com foto (físico ou digital); caneta preta de tubo transparente; e o Cartão de Confirmação (recomendável). Novas mensagens personalizadas serão enviadas na véspera do exame para relembrar os estudantes.
As mensagens personalizadas sobre o Enem também estão sendo encaminhadas pelo governo pelo WhatsApp. O objetivo é ampliar o alcance das informações, já que essa é uma das principais redes sociais no Brasil. No WhatsApp, o governo inseriu um botão para as pessoas tirarem dúvidas sobre o Enem, como uma espécie de "Perguntas Frequentes". Ao clicar, o estudante pode acessar informações sobre o que é possível levar nos dias da prova, orientações sobre como encontrar o local do exame, entre outras informações.
“Trabalhamos em conjunto com os demais órgãos para que as informações sobre os serviços públicos alcancem as pessoas que precisam. Neste caso, é muito importante orientar os estudantes sobre a preparação para o Enem e, para isso, serão enviadas um conjunto de mensagens”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “O envio dessas mensagens personalizadas faz parte do nosso esforço aqui no MGI por um governo digital que seja para cada pessoa, de acordo com o momento de vida dela”, complementou.
Caixa Postal
Lançada em fevereiro deste ano pelo MGI, a Caixa Postal GOV.BR permite o envio de informações personalizadas do governo para cada pessoa usuária da plataforma, de maneira integrada e centralizada, sem o risco de fraudes. Para acessar as mensagens da Caixa Postal GOV.BR, os usuários devem ter uma conta prata ou ouro na plataforma de serviços do governo federal. Para Mascarenhas, o uso do aplicativo GOV.BR é uma vantagem, pois as pessoas recebem uma notificação sempre que uma nova mensagem é recebida.
Ainda em outubro, a iniciativa do MGI foi reconhecida na categoria “Serviços Públicos” do Prêmio Inovativos 2025, que tem o objetivo de celebrar iniciativas relevantes em inovação digital no Brasil. A premiação é realizada pela Inovativos com suporte metodológico da Accenture e FGV EAESP. Ao todo, foram agraciados 45 casos em 15 categorias.
GOV.BR
Atualmente, a plataforma desenvolvida pelo governo federal possui 4.600 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços de estados e municípios. Entre os serviços mais utilizados pelos brasileiros estão a Assinatura GOV.BR, Meu INSS, Meu SUS Digital, Enem, Fies, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito. Na plataforma, também é possível pesquisar por serviços de acordo com o perfil do usuário, seja ele um estudante, agricultor, turista, empreendedor e trabalhador.
Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma.
Já para ter uma conta Ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante uma ampla segurança para os cidadãos, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil. Em caso de dúvidas, as pessoas podem acessar o gov.br/conta ou falar com um técnico da SGD pelo gov.br/atendimento.