Programa de Atendimento Presencial Balcão GOV.BR
Propósito
O Programa de Atendimento Presencial Balcão GOV.BR é uma iniciativa que promove a inclusão digital e facilita o acesso aos serviços públicos online disponibilizados por meio da conta GOV.BR.
Em parceria com unidades de atendimento ao cidadão credenciadas, o programa oferece conectividade gratuita à internet e suporte presencial, sempre com uma abordagem humanizada, focada no desenvolvimento de habilidades e na autonomia digital do cidadão.
Papel do Atendente do Balcão GOV.BR
Muitos cidadãos que buscam atendimento presencial no Balcão GOV.BR precisam acessar um serviço público digital via conta GOV.BR, mas, por terem pouca familiaridade com tecnologia, não conseguiram ou não se sentiram confiantes para tentar sozinhos. Idosos, pessoas com pouca experiência digital ou sem acesso fácil à internet precisam de alguém que os guie com paciência e empatia.
Você, atendente do Balcão GOV.BR, desempenha um papel essencial para que qualquer cidadão brasileiro possa acessar serviços públicos online de forma simples e segura.
Suas principais responsabilidades:
✔ Orientar apoiar o cidadão em relação à conta GOV.BR: ajudar as pessoas que têm dificuldades para acessar a conta GOV.BR, dando orientações para usar a conta com segurança e apoiando na criação, atualização e recuperação de acesso à conta.
✔ Apoiar no desenvolvimento de habilidades digitais do cidadão: ensinar os cidadãos a usar tecnologias digitais, ajudando-os a aprender como acessar serviços públicos online de forma independente.
✔ Acolher e transmitir confiança: realizar um atendimento humanizado e empático, pois muitos cidadãos chegam ao atendimento inseguros e/ou frustrados. Sua empatia pode transformar essa experiência.
Sistema Balcão GOV.BR
O Programa de Atendimento utiliza o Sistema Balcão GOV.BR, que permite o atendimento a cidadãos ou seus representantes para a criação, atualização e recuperação da conta GOV.BR.
Clique no item abaixo para conhecer as funcionalidades do sistema e aprender como utilizá-lo.