Notícias
PAR
FNDE realiza oficina para aprimorar processos do Plano de Ações Articuladas
Técnicos da Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais (DIGAP) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), participaram, nos dias 24 e 25 de novembro, de uma oficina voltada ao aprimoramento dos processos do Plano de Ações Articuladas (PAR). Conduzida pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), a atividade apresentou o trabalho de mapeamento de processos realizado pela equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) e permitiu validar propostas de melhoria relacionadas aos fluxos operacionais do FNDE, especialmente nas áreas de obras, reformas e assistência técnica em infraestrutura escolar.
Durante a oficina, os técnicos puderam dialogar sobre as etapas do PAR e compartilhar percepções sobre os desafios enfrentados no dia a dia. Para Raíssa Gonçalves, coordenadora de Análise do Cumprimento do Objeto e Apoio Técnico de Infraestrutura, o encontro foi fundamental para integrar as equipes e trazer mais clareza sobre os processos, que hoje estão distribuídos entre diferentes áreas. Segundo ela, “o PAR é fragmentado no FNDE e, às vezes, precisamos ter a visão do todo para identificar os gargalos e pensar no que pode ser aprimorado. Este é um movimento importante para discutirmos como melhor desenvolver nossas atividades”.
A oficina faz parte de um diagnóstico iniciado em maio pelo UNOPS, que incluiu a escuta de gestores, dirigentes educacionais de estados e municípios, o mapeamento detalhado de processos e diálogos com técnicos do Ministério da Educação. O objetivo é identificar oportunidades de aprimoramento e fortalecer a eficiência das ações desenvolvidas no âmbito do PAR. De acordo com Diogo Cavallari, especialista Nacional em Gestão de Obras do UNOPS, “temos o compromisso de fortalecer a capacidade institucional de nossos parceiros e isso passa por olhar com atenção para o PAR. Trabalhar com as equipes do FNDE, que conhecem de perto os desafios, é essencial para avançarmos em soluções estruturadas e sustentáveis”. Ele também destacou que o UNOPS está apoiando o FNDE na conclusão das obras de 62 escolas indígenas e quilombolas, localizadas em regiões de difícil acesso.
Com a consolidação dos resultados, espera-se tornar os processos internos mais eficientes, acelerar a execução das iniciativas e ampliar o número de obras concluídas, especialmente em escolas indígenas e quilombolas, que historicamente enfrentam desafios para a implementação de infraestrutura educacional adequada. A iniciativa reforça o compromisso do FNDE com a melhoria contínua da gestão pública e com o apoio às redes de ensino de todo o país.