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      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
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      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
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      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
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    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
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    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
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      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
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Compras Nacionais para a Educação

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Publicado em 27/09/2022 11h39 Atualizado em 30/01/2025 16h10

A Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras (CGCOM) é a responsável, no âmbito do FNDE, pelo Plano Estratégico de Compras Nacionais para a Educação (https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes/compras-governamentais), pelo gerenciamento das atas de registro de preços (ARP) por meio do SIGARP (https://www.fnde.gov.br/sigarpweb/) e pelo controle de qualidade dos objetos licitados via Registro de Preço Nacional (https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes/compras-governamentais/compras-nacionais/controle-de-qualidade). 

Do Registro de Preço Nacional – RPN

No cumprimento de sua missão institucional de oferecer assistência técnica e financeira aos entes federados, o FNDE elaborou estratégia para a realização de compras governamentais de grande vulto, o Registro de Preço Nacional (RPN). No âmbito do RPN, o FNDE possui um importante colegiado com foco na governança, a saber, o Comitê Deliberativo de Compra Nacional para Educação (CDCN). (https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/acoes/compras-governamentais/compras-nacionais/comite-deliberativo-de-compras).

Fluxo do Registro de Preço Nacional (RPN)

Fluxo do Registro de Preço Nacional - RPN - 1 Sem 2024.png
Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Da Qualidade das Compras Nacionais  

Janeiro a maio:

Ao longo do monitoramento da satisfação dos entes federados em relação à qualidade dos ônibus adquiridos do PE nº 02/2022, em atas originárias do FNDE, foi possível, no período de janeiro a fevereiro de 2024, o contato com 203 (duzentos e três) municípios que avaliaram os veículos adquiridos. Esse monitoramento foi realizado por meio de amostragem, considerando os entes que firmaram contratos por meio do SIGARP.

ÔNIBUS ESCOLAR - PE nº 02/02

Quantidade de Municípios Contactados

Municípios

203

                                                                                                        Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Dando suporte aos processos de compras públicas para a educação, a CQUAL elaborou e complementou 21 (vinte e um) Cadernos de Informações Técnicas – CITs, conforme tabela abaixo:

Caderno de Informações Técnicas - CITs

Objeto

Quantidade

Equipamentos de Cozinha

15

Mobiliário Escolar

6

                                                                                                       Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE 

Houve o desmembramento do documento que, anteriormente reunia no Caderno de Informações Técnicas – CIT as especificações e estruturação do Controle de Qualidade, passando-se à utilização de um novo modelo de documento, em apartado, denominado Anexo de Controle de Qualidade e que traz em seu escopo, única e exclusivamente, as regras e disposições relativas ao Controle de Qualidade:

Anexo de Controle de Qualidade

Objeto

Quantidade produzida

Mobiliário Escolar (CJAs, MA e CJP)

2

                                                                                       Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE 

Durante a 1ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 14/2023 – Ventilador Escolar, a CQUAL realizou a 1ª Fase – Análise Documental, dos itens presentes no pregão. Com isso, foi elaborada 1 (uma) Lista de Verificação, conforme detalhamento abaixo:

Modelo

Listas de Verificação (SEI)

Ventilador Escolar – Ventisol

23034.011176/2024-81

                                                                                           Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE 

Ainda na execução da 1ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 06/2023 – Ônibus Escolares, a CQUAL realizou a 2ª Fase – Inspeção do Protótipo. Foi realizada 1 (uma) viagem, para a análise do Protótipo do Ônibus Escolar, ORE 2 Manual On Highway, resultando na elaboração de 1 (um) Relatório de Aprovação de Protótipo - RAP, conforme tabela abaixo:

Modelo

Viagens

Relatórios de Aprovação de Protótipos - RAP (SEI)

ORE 2 Manual – Iveco/Busscar

Joinville/SC
(13/05/24 a 16/05/24)

23034.035591/2023-49

                                           Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE 

Durante o período de janeiro a maio, realizamos 9 (nove) reuniões de alinhamento da equipe.

Reuniões

Alinhamento CQUAL (ponto de controle)

9

Reuniões Técnicas

17

Neste mesmo período, 76 (setenta e seis) Minutas de Ofício/informações/despachos/notas técnicas/e-mails foram realizadas pela equipe. A CQUAL também iniciou a renovação de 18 (dezoito) certificados de calibração dos equipamentos, e que atualmente se encontram em fase final de contratação direta. Durante o período de janeiro a maio, a CQUAL movimentou cerca de 55 (cinquenta e cinco) processos no SEI.

Junho a julho:

No período de junho a julho, durante a 1ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 90002/2024 – Material Escolar, a CQUAL realizou a análise detalhada das amostras dos grupos envolvidos no certame. Essa análise resultou na elaboração de 202 (duzentas e duas) listas de verificação, que incluem fotografias dos materiais escolares e verificações minuciosas das especificações técnicas.

Na 2ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 06/2023 – Ônibus Escolares, a CQUAL intensificou os esforços de verificação, analisando um total de 182 (cento e oitenta e dois) Relatórios de Inspeção e Entrega (RIPEs).

Neste mesmo período, 67 (sessenta e sete) minutas de ofício/informações/despachos/notas técnicas/e-mails foram elaboradas pela equipe, incluindo orientações aos atores participantes do RPN, respostas a impugnações a licitações.

Durante o período de junho a julho, a CQUAL movimentou cerca de 22 (vinte e dois) processos no SEI. 

Agosto a outubro:

No período de agosto a outubro, durante a 1ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 90010/2024 – Mobiliário Escolar, a CQUAL realizou a análise detalhada dos protótipos dos grupos envolvidos no certame. Essa análise resultou na elaboração de 81 (oitenta e uma) Listas de Verificação compiladas, que incluem fotografias dos materiais escolares e verificações minuciosas das especificações técnicas e demais documentações: 

Modelo

Listas de Verificação (SEI)

Mobiliário Escolar – Milanflex

23034.027392/2024-48

Mobiliário Escolar – Kutz

23034.027377/2024-08

Mobiliário Escolar – Consórcio Tecno2000 e Solução

23034.027393/2024-92

Mobiliário Escolar – Consórcio Incomel e Apform

23034.027395/2024-81

Mobiliário Escolar – Consórcio Movesco, Forma e Plaxmetal

23034.028718/2024-54

Mobiliário Escolar – Delta

23034.031969/2024-16

Mobiliário Escolar – Maqmóveis

23034.032085/2024-89

                                                                Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE                                                      

Houve o desmembramento do documento que, anteriormente reunia no Caderno de Informações Técnicas (CIT) as especificações e estruturação do Controle de Qualidade, passando-se à utilização de um novo modelo de documento, em apartado, denominado Anexo de Controle de Qualidade e que traz em seu escopo, única e exclusivamente, as regras e disposições relativas ao Controle de Qualidade:

Anexo de Controle de Qualidade

Objeto

Quantidade produzida

Equipamentos de Cozinha

15

                                                                                                 Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE 

Ainda na execução da 2ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 06/2023 – Ônibus Escolares, a CQUAL realizou a Inspeção da Produção. Foi realizada 1 (uma) viagem para Caxias do Sul/RS, para a análise dos Ônibus Escolares, resultando na elaboração de 8 (oito) Relatórios de Visitas Técnicas, conforme tabela abaixo:

Modelo

Viagens

Relatórios de Visitas Técnicas (SEI)

Agrale - ORE 0 4x4 – Transmissão Manual

Caxias do Sul/RS
(10/10/2024)

2 (4419203)

Marcopolo - Ônibus ORE 1 4x4 - Transmissão Manual, ORE 1 4x2 -

Transmissão Automática e ONUREA Piso Baixo - Transmissão Manual

Caxias do Sul/RS
(09/10/2024)

3 (4417961)

Volkswagen - Ônibus ORE 1 4x2 - Transmissão Manual

Caxias do Sul/RS
(08/10/2024)

3 (4419128)

                        Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Neste mesmo período, 72 (setenta e duas) minutas de ofício/informações/despachos/notas técnicas/e-mails foram elaboradas pela equipe, incluindo orientações aos atores participantes do RPN, respostas a impugnações a licitações.

Durante o período de agosto a outubro, a CQUAL movimentou cerca de 43 (quarenta e três) processos no SEI.

Na 2ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 06/2023 – Ônibus Escolares, a CQUAL intensificou os esforços de verificação, analisando um total de 363 (trezentos e sessenta e três) Relatórios de Inspeção e Entrega (RIPEs):

Relatórios de Inspeção e Entrega (RIPEs)

Fornecedora

Quantidade analisada

Marcopolo

90

Volkswagen

78

Iveco

195

                                                                                                       Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Novembro a dezembro:

No período de novembro a dezembro, durante a 1ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 90011/2024 – Equipamentos de Cozinha, a DQUAL realizou a análise detalhada dos documentos dos itens envolvidos no certame. Essa análise resultou na elaboração de 07 (sete) Listas de Verificação compiladas, que incluem relatórios fotográficos, certificados e verificações minuciosas das especificações técnicas e demais documentações: 

Licitante

Listas de Verificação (SEI)

Frilux

23034.040245/2024-63

Cantares

23034.040241/2024-85

23034.040062/2024-48

Master

23034.040119/2024-17

O Moveleiro

23034.040098/2024-21

M. K. R.

23034.039793/2024-41

Houve o desmembramento do documento que, anteriormente reunia no Caderno de Informações Técnicas (CIT), as especificações e estruturação do Controle de Qualidade, passando-se à utilização de um novo modelo de documento, em apartado, denominado Anexo de Controle de Qualidade e que traz em seu escopo, única e exclusivamente, as regras e disposições relativas ao Controle de Qualidade:

Anexo de Controle de Qualidade

Objeto

Quantidade produzida

Bicicleta e Capacete Escolar

01

Ar-condicionado

02

Ainda na execução da 2ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 06/2023 – Ônibus Escolares, a DQUAL realizou a Inspeção da Produção. Foi realizada 1 (uma) viagem para Cascavel/PR, para a análise dos Ônibus Escolares, resultando na elaboração de 4 (quatro) Relatórios de Visitas Técnicas, conforme tabela abaixo:

Modelo

Viagens

Relatórios de Visitas Técnicas (SEI)

IVG Brasil - ORE 2 – Transmissão Manual

Cascavel/PR
(12/11/2024)

23034.011441/2024-21

Neste mesmo período, 162 (cento e sessenta e duas) minutas de ofício/informações/despachos/notas técnicas/e-mails foram elaboradas pela equipe, incluindo orientações aos atores participantes do RPN, respostas a impugnações a licitações.

Durante o período de novembro a dezembro, a DQUAL movimentou cerca de 57 (cinquenta e sete) processos no SEI.

Na 2ª Etapa do Controle de Qualidade do PE nº 06/2023 – Ônibus Escolares, a DQUAL intensificou os esforços de verificação, analisando um total de 235 (duzentos e trinta e cinco) Relatórios de Inspeção e Entrega (RIPEs):

Relatórios de Inspeção e Entrega (RIPEs)

Fornecedora

Quantidade analisada

Marcopolo

81

Volkswagen

56

Iveco

98

Do Gerenciamento das Atas de Registro de Preços

As atas do RPN ficam à disposição dos órgãos e entidades dos estados, do Distrito Federal e dos municípios para utilização por meio do Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços (SIGARP), observado o quantitativo registrado para cada item.

Entre janeiro e dezembro, encontravam-se vigentes as Atas de Registro de Preços (ARP) nº 01/2023, n° 03/2023, nº 05/2024, n° 08/2023, oriundas do Pregão Eletrônico nº 06/2023, com vistas à aquisição de Ônibus Escolares.

No mês de abril, passou a viger a ARP nº 01/2024, oriunda do Pregão Eletrônico n° 14/2023, para aquisição de ventiladores escolares.

No mês de agosto, passaram a viger as ARPs nº 7/2024, 8/2024, 9/2024, 10/2024, 11/2024 e 12/2024, oriundas do Pregão Eletrônico nº 90002/2024, para a aquisição de kits de Materiais Escolares.

Entre os meses de setembro e outubro, passaram a viger as Atas nº 13/2024, 24/2024, 26/2024, 27/2024, 28/2024, 29/2024, 30/2024 e 31/2024, oriundas do Pregão Eletrônico nº 90010/2024, para a aquisição de conjuntos de Mobiliários Escolares.

Em dezembro, as Atas de Registro de Preços (ARP) de Ônibus Escolar (PE 06/2023) tiveram suas vigências prorrogadas por mais 12 meses (até dezembro/2025), mediante Termos Aditivos e seus preços foram reajustados por meio de Termos de Apostilamento.

Conforme gráfico abaixo, entre janeiro e dezembro de 2024, foram analisadas 3.709 (três mil setecentas e nove) solicitações no SIGARP, das quais 3.202 foram aprovadas. Vejamos a disposição mensal das solicitações tratadas:

Atas de Registro de Preços - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

 Do Pregão Eletrônico nº 06/2023 (Ônibus Escolares), foram autorizados 6.956 itens, distribuídos conforme gráfico:

Quantidade de ônibus escolares - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Do PE 14/2023 (Ventiladores escolares), foram autorizados 71.166 itens, distribuídos conforme gráfico:

Quantidade de ventiladores - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Do PE 90002/2024 (Materiais escolares), foram autorizados 1.609.904 kits, distribuídos conforme gráfico:

Quantidade de materiais escolares - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Do PE 90010/2024 (Mobiliários escolares), foram autorizados 212.647 conjuntos, distribuídos conforme gráfico:

Quantidade de mobiliários escolares - Jan-Dez 2024.png
Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Sobre a assistência técnica prestada aos participantes do RPN, registra-se que foram realizados 3.009 atendimentos (via e-mail, telefone e reuniões via Teams), conforme tabela abaixo:

Meses

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

 Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Atendimentos telefônicos

40

36

59

41

50

59 

55

74

82

76

89

96

Atendimentos via e-mail/Teams

128

146

184

125

265

 201

232

195

191

171

206

208

                                                                                                      Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE

Ainda, foram aprovadas 4.332 solicitações de acesso ao SIGARP, distribuídas conforme tabela a seguir:

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

 Junho

Julho 

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

190

239

344

447

690

 517

 616

475

283

207

176

148

                                                                                                      Fonte: CGCOM/DIRAD/FNDE 

Quanto aos aperfeiçoamentos do SIGARP para melhor gestão das Atas de Registro de Preços, foram abertas 146 requisições, das quais destacamos as seguintes demandas evolutivas:

  1. A inclusão da forma de pagamento financiamento para o PE n° 06/2023, diante da aprovação de financiamento com instituições financeiras com linha de crédito aprovada junto ao BNDES destinada ao Programa Caminho da Escola.
  2. Inclusão no cadastro de pregões e nas minutas de contrato do campo CATMAT (Catálogo de Materiais), que é uma base de informação com padronização de codificação e descrição de todos os materiais que podem ser licitados e adquiridos pela Administração Pública Federal.
  3. Desenvolvimento da funcionalidade que permite o cancelamento das solicitações autorizadas e não contratadas após 90 dias, em atendimento ao disposto no art. 15, da Portaria FNDE nº 341, de 19 de junho de 2023.
  4. A implementação da funcionalidade de controle de acesso aprimorou a segurança no processo de concessão de permissões ao sistema, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso, conforme suas funções e responsabilidades.

Cita-se, ainda, a conclusão de 3 (três) relatórios finais de gerenciamento de atas. Estes relatórios apresentam resumo dos principais resultados do gerenciamento das Atas de Registro de Preços decorrentes dos Pregões Eletrônico do FNDE e têm como finalidade subsidiar a melhoria contínua dos processos de registro de preços.

Finalmente, registra-se que no mês de março de 2024 foram iniciadas as reuniões Lean Inception para o projeto do novo SIGARP. O objetivo deste projeto é modernizar o SIGARP, atualizando sua tecnologia e arquitetura para garantir eficácia contínua e alinhamento com as diretrizes estratégicas do FNDE.

Conforme Relatório de Status de Projeto (SEI 4534494), o percentual de execução do projeto encontra-se em 24%. Registra-se que são realizadas duas reuniões semanais com a equipe de desenvolvimento do sistema.

As principais propostas do projeto incluem: Atualização Tecnológica, Simplificação e Modularização das Regras de Negócio, Atendimento à Legislação Vigente com o SIMEC, Portal de Compras e o TransfereGov e Atendimento à Legislação Vigente.

Ações Importantes

  • Publicação no Diário Oficial da União – DOU, na edição nº 21, do dia 30 de janeiro de 2024, a Portaria nº 59, de 25 de janeiro de 2024, que dispõe sobre o Procedimento Administrativo Sancionador, com vistas à apuração e aplicação de sanções, no âmbito do Sistema de Registro de Preços Nacional, às licitantes e empresas registradas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, sob a égide da Lei nº 14.133/2021;
  • Realização da Audiência Pública nº 1/2024, em 26 de fevereiro de 2024, cujo objetivo era colher subsídios para o planejamento da contratação para registro de preço nacional de equipamentos de cozinha;
  • Prorrogação da Consulta Pública nº 4/2023, no período 15/12/2023 a 23/01/2024, com a finalidade de tornar pública as especificações preliminares de dispositivos de tecnologia para recebimento de considerações que auxiliem no aperfeiçoamento das especificações dos objetos;
  • Realização da Consulta Pública nº 1/2024, no período 19/03 a 19/04/2024, com a finalidade de tornar pública as especificações preliminares de Bicicletas e Capacetes escolares para recebimento de considerações que auxiliem no aperfeiçoamento das especificações dos objetos;
  • Realização da Consulta Pública nº 2/2024, no período 16/04 a 07/05/2024, com a finalidade de tornar pública as especificações preliminares de Brinquedos para a Educação Infantil para recebimento de considerações que auxiliem no aperfeiçoamento das especificações dos objetos;
  • Disponibilização de Atas de Registro de Preços de Ventiladores Escolares;
  • Elaboração e publicação do Chamamento Público nº 1/2024 – no período de 06/05 a 30/05/2024, com a finalidade de realizar o evento “Construções industrializadas para obras escolares: inovar para reconstruir a educação brasileira";
  • Realização de Reunião Técnica de Mobiliário Escolar, em 15 de fevereiro de 2024, com a finalidade de discutir com laboratórios acreditados pelo INMETRO os novos Testes Laboratoriais dos projetos de Mobiliários Escolares, modelos FNDE/FDE;
  • Realização de Reunião Técnica de Caminhões Frigoríficos, em 27 de fevereiro de 2024, cujo objetivo era apresentar e discutir as novas especificações técnicas dos caminhões frigoríficos com os stakeholders;
  • Realização de pesquisa de preços objetivando o registro de preço nacional de mobiliários escolares, no período de 06/03 a 21/03/2024;
  • Realização de pesquisa de preços objetivando o registro de preço nacional de equipamentos de cozinhas, no período de 21/05 a 07/06/2024;
  • Participação da Equipe da CGCOM no II Encontro de Líderes do FNDE, em 1 de abril de 2024, no Auditório da Enap;
  • Início das tratativas com a SECADI/MEC sobre novo registro de preço nacional de sala de recursos multifuncionais em 6 de maio de 2024;
  • Participação no I Seminário IRB MEC de Ações Descentralizadas na Educação Básica em 15 de maio de 2024;
  • Visita ao Núcleo de Inovação do Distrito Federal para conhecer o estúdio de tecnologia audiovisual de ponta e faz parte da Rede de Inovação para Educação Híbrida em 24 de maio de 2024;
  • Reuniões iniciais com a Diretoria de Tecnologia e Inovação (DIRTI) para início do projeto de modernização do SIGARP;
  • Instrução processual para contratação de empresa para calibração de instrumentos de medição;
  • Atualizações do SIGARP para contemplar a possibilidade de cancelamento parcial de solicitações, restituindo o quantitativo não contratado ao órgão gerenciador;
  • Realização de processo seletivo para contratação de consultoria para aprimoramento do Controle de Qualidade das compras do RPN;
  • Andamento do Controle de Qualidade de Kits de Materiais Escolares em alguns grupos do Pregão Eletrônico 90002/2024;
  • Andamento do Controle de Qualidade de Mobiliários Escolares durante a fase de julgamento do Pregão Eletrônico 90010/2024;
  • Finalização do processo de planejamento da contratação de equipamentos de cozinha;
  • Publicação da Audiência Pública nº 4/2024 para levantamento de subsídios visando o planejamento da contratação de "dispositivos de tecnologia educacional";
  • Elaboração e Publicação do Chamamento Público nº 1/2024 para apoiar o projeto "Construção industrializada para obras escolares: inovar para reconstruir a educação brasileira";
  • Participação da Equipe da CGCOM na “Missão de Apoio à implementação - Projeto de Apoio à Implementação da Reforma do Ensino Médio” nos dias 22 e 23/05;
  • Participação dos Coordenadores da CGCOM em cursos de liderança da Enap;
  • Publicação da Audiência Pública nº 5/2024 para levantamento de subsídios visando o planejamento da contratação de "Bicicletas e Capacetes";
  • Publicação da Audiência Pública nº 6/2024 para levantamento de subsídios visando o planejamento da contratação de "Aparelhos de Ar-condicionado";
  • Realização da Consulta Pública nº 3/2024 com o objetivo de tornar públicas as especificações preliminares de instrumentos musicais, visando receber contribuições que auxiliem no aprimoramento dessas especificações;
  • Realização da Consulta Pública nº 4/2024 com o objetivo de tornar públicas as especificações preliminares de brinquedos de área externa e playgrounds, visando receber contribuições que auxiliem no aprimoramento dessas especificações;
  • Realização de pesquisa de preços objetivando o registro de preço nacional de bicicletas e Capacetes, no período de 18/10 a 01/11/2024;
  • Realização no dia 08/08/2024 da 23ª Reunião do Comitê Deliberativo de Compras Nacionais para a Educação;
  • Publicação da Portaria nº 897, de 17 de outubro de 2024, que altera a Portaria nº 239, que institui o PECNE 2023 a 2027 e seus PACNs vinculados;
  • Publicação da Portaria nº 900, de 17 de outubro de 2024, que altera a Portaria 858, que dispõe sobre o segundo Plano Anual de Compras Nacionais para a Educação do FNDE, durante a execução do Plano Estratégico de Compras Nacionais para a Educação 2023 - 2027;
  • Publicação da Portaria nº 901, de 17 de outubro de 2024, que altera a Portaria nº 240, de 02 de maio de 2023, que versa sobre a instituição da Comissão Técnica Permanente - CTPCN para elaboração do Plano Estratégico de Compras Nacionais para a Educação (PECNE) e do Plano Anual de Compras Nacionais para a Educação (PACN);
  • Participação da equipe da CPCOM em cursos de liderança, desenvolvimento de equipes, planejamento de contratações e gestão de pessoas;
  • Obtenção da Certificação Profissional Básica em Licitações e Contratos Administrativos, emitido pela Enap, por integrantes da CGCOM, válida até 20/09/2029;
  • Disponibilização de Atas de Registro de Preços de Materiais Escolares;
  • Disponibilização de Atas de Registro de Preços de Mobiliários Escolares; e
  • Prorrogação das Atas de Registro de Preços de Ônibus Escolares.

Riscos

  • Os fornecedores entregarem aos órgãos/entidades contratantes produtos fora das especificações técnicas e dos requisitos de qualidade estabelecido;
  • O período inflacionário pode impactar no preço dos objetos a serem registrados pelo FNDE, uma vez que as atas de registro de preço podem vigorar por até 24 meses, conforme disposto na Lei 14.133/2021;
  • Dificuldade de personalização: Os produtos ou serviços disponíveis na ata de registro de preços podem não ser totalmente adequados às necessidades específicas dos entes federados, o que pode resultar em não prestação de assistência técnica do FNDE aos entes; e
  • Não conseguir atender ao Plano Anual de Compras Nacionais para a Educação, seja por falta de servidores na área, por falta de interesse do demandante ou por dificuldade de interlocução com outros agentes, compromete a eficiência e a eficácia dos processos de aquisição e pode resultar em prejuízos para a prestação de assistência técnica do FNDE aos entes federados.

Desafios 

  • Desenvolver o Novo Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços (SIGARP) pela DIRTI;
  • Implementar a alocação de riscos conforme determina a nova sistemática da Lei nº 14.133/2021;
  • Segregar funções conforme determina a Lei nº 14.133/2021, devido à falta de servidores nas áreas de compras;
  • Delimitar a divisão dos grupos, principalmente, por causa da logística de distribuição dos objetos, especialmente em regiões remotas;
  • Atualizar as especificações técnicas de produtos que foram licitados há mais de 5 anos;
  • Encontrar CATMAT/CATSER que se adequem aos produtos/serviços licitados pelo FNDE tem sido difícil, pois o Ministério de Gestão e Inovação cancelou muitos códigos. Estamos enfrentando dificuldades para cadastrar novos códigos que atendam às necessidades do FNDE;
  • Marcar novas reuniões do Comitê Deliberativo de Compras, pois a agenda dos dirigentes não tem disponibilidade;
  • Alinhar-se com os demandantes durante o planejamento das contratações dos certames;
  • Andamento do processo de modernização do SIGARP;
  • Limitações do SIGARP atual para gestão do quantitativo das atas atuais (ônibus escolar e ventilador) e vindouras (materiais escolares, mobiliário escolar, equipamentos de cozinha, etc.);
    1. Quantitativo reduzido de servidores para atuação nas diferentes frentes:
    2. Desenvolvimento de Sistema (delineamento, reuniões com TI, construção de requisitos, etc);
    3. Atendimento ao grande volume de solicitações de adesões;
    4. Atendimento aos diferentes atores do RPN (estados, municípios, demandantes, fornecedores, etc);
    5. Gestão e acompanhamento da nova sistemática de inspeção de unidades produzidas para atendimento do Caminho da Escola;
    6. Execução da segunda etapa de controle de qualidade dos itens com atas vigentes (ônibus, ventiladores) e vindouros (materiais escolares, mobiliário escolar e equipamentos de cozinha).
  • Incerteza de quando (e se) será construída a área de Controle de Qualidade no Novo SIGARP, incrementando a área com aporte tecnológico para que consiga atingir mais entidades no controle de qualidade dos itens adquiridos por meio do RPN; e
  • Atender aos planejamentos para a contratação de itens que não estão contemplados no Plano Anual de Compras Nacionais para a Educação.
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      • Assessoria da Presidência
      • Gabinete – GABIN
      • Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
      • Assessoria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação - AGEST
      • Assessoria de Relações Institucionais - ASREL
      • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
    • Procuradoria Federal junto ao FNDE – PF/FNDE
      • Estrutura
      • Divisão de Assuntos Administrativos – DIASA
      • Subprocuradoria – SUBPC
      • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
    • Auditoria Interna – AUDIT
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
      • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
      • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
    • Corregedoria – COGER
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
    • Ouvidoria – OUVID
      • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
      • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
    • Diretoria de Administração – DIRAD
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica da DIRAD
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
      • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
      • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
    • Diretoria Financeira – DIFIN
      • Estrutura
      • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
      • Estrutura
      • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
      • Estrutura
      • Assessor da DIGAP
      • Gerência de Projeto
      • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
      • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
      • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
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