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      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
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      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
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      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
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      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
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      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
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Auditoria

Info
DO CARGO
Nome do cargoCoordenador-Geral de Auditoria
Nível do cargoFCE 1.13
Órgão de atuaçãoAuditoria Interna- AUDIT
DAS RESPONSABILIDADES
Principais responsabilidades

À Coordenação Geral de Auditoria compete:

Proceder o controle interno, fiscalizar e examinar os resultados quanto à economicidade, à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira, contábil, patrimonial, de pessoal e dos demais sistemas administrativos e operacionais do FNDE;

Realizar auditorias (avaliação e consultoria) e emitir relatório sobre a execução física e financeira e os resultados obtidos na aplicação dos recursos, relativamente aos programas e às ações sob responsabilidade do FNDE;

Emitir recomendações e monitorar sua implementação pelas unidades gestoras;

Identificar, quantificar e registrar benefícios financeiros e não financeiros oriundos dos trabalhos da Auditoria Interna; e

Examinar e emitir parecer sobre a prestação de contas anual do FNDE e sobre as tomadas de contas especiais.

Escopo de Gestão/Equipe de TrabalhoSupervisionar as atividades das coordenações e suas respectivas divisões diretamente vinculadas, quais sejam, Coordenação de Planejamento e Acompanhamento das Ações de Controle - COPAC, com uma Divisão de Acompanhamento - DIVAC; Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão - CORAG, com uma Divisão de Auditoria de Gestão - DIAUG; Coordenação de Auditoria de Programas - CORAP, com uma Divisão de Transferências Discricionárias - DIAUD. 
DOS CRITÉRIOS OBRIGATÓRIOS
Critérios gerais

Decreto nº 10.829/2021:

Art. 15. São critérios gerais para a ocupação de cargos em comissão e de funções de confiança na administração pública federal direta, autárquica e fundacional:

I - idoneidade moral e reputação ilibada;

II - perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo em comissão ou com a função de confiança para o qual tenha sido indicado; e

III - não enquadramento nas hipóteses de inelegibilidade previstas no inciso I do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.

Critérios específicos

Conforme o Art. 18 do Decreto nº 10.829/2021:

Art. 18. Além do disposto no art. 15, os ocupantes de CCE ou de FCE de níveis 12 a 14 atenderão, no mínimo, a um dos seguintes critérios específicos:

I - possuir experiência profissional de, no mínimo, quatro anos em atividades correlatas às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições e às competências do cargo ou da função; ou

II - ter ocupado cargo em comissão ou função de confiança em qualquer Poder, inclusive na administração pública indireta, de qualquer ente federativo por, no mínimo, dois anos;

III - possuir título de especialista, mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação do órgão ou da entidade ou em áreas relacionadas às atribuições do cargo ou da função; ou

IV - ter realizado ações de desenvolvimento de liderança, com carga horária mínima de cento e vinte horas.

DOS REQUISITOS DESEJÁVEIS
Formação e Experiência Desejáveis

Formação acadêmica de nível superior em qualquer área do conhecimento, com pós-graduação em áreas correlatas à atuação da auditoria e controles internos.

Competências Desejáveis

Conhecimento dos seguintes normativos:

Referencial Técncico da Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, aprovado pela IN SFC nº 3/2017;

Legislações correlatas, entre outras , a Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) e seus regulamentos e Lei nº 4.320/64; e

ISO 27.001, basicamente composta do ciclo PDCA (o Ciclo de Deming: Plan, Do, Check, Act) e gestão de riscos.

Conhecimento das seguintes Técnicas de Auditoria: 

a) Amostragem e Estatística:

  • Capacidade de aplicar técnicas de estatística com vistas a definir cenários planos amostrais e realizar análises com o objetivo de fazer inferências e testes de hipóteses.

b) Análise de Dados:

  • Capacidade de comparar ou agregar dados e informações brutas de forma a prover entendimento do que efetivamente representam, transformando dados em conhecimentos e informações relevantes e úteis ao processo de auditoria.

c) Avaliação de Políticas Públicas:

  • Capacidade de planejar e executar trabalhos de avaliação de políticas públicas, de forma sistemática e disciplinada, com o objetivo de verificar a eficácia e eficiência dos recursos públicos aplicados e, quando necessário, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da ação estatal, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da gestão. 

d) Documentação de Auditoria (Papéis de Trabalho):

  • Capacidade de elaborar, registrar e organizar a documentação de auditoria de forma a fornecer adequado suporte para o trabalho, contendo o registro das informações utilizadas pelos auditores, das verificações realizadas e das conclusões obtidas.

e) Gestão de Riscos e Controles Internos:

  • Capacidade identificar, analisar e avaliar riscos, utilizando modelo metodologias e ferramentas adequadas, visando suprimir ou mitigar situações críticas, com vistas a garantir o atingimento dos resultados institucionais.

f) Governança:

  • Capacidade de compreender, avaliar e monitorar os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. 

g) Mapeamento e Análise de processos:

  • Capacidade de compreender e registrar graficamente o funcionamento e operação de processos ou atividades, representando suas etapas, entradas, saídas e ações, identificando informações, fluxo, atores, capacidade, competências e recursos envolvidos

Habilidades Pessoais: 

a) Ética e Comprometimento Profissional:

  • Capacidade de agir de acordo com princípios e valores éticos que norteiam o exercício da função pública e da atividade de auditoria interna, incluindo integridade, objetividade, competência, zelo profissional devido, confidencialidade, responsabilidade social e sustentabilidade.

b) Iniciativa e proatividade:

  • Capacidade de agir antecipadamente para resolver problemas ou melhorar situações sem a necessidade de ser solicitado. Envolve a busca contínua por melhoria e a capacidade de antecipar-se às necessidades dos clientes do trabalho, da organização e da sociedade.

c) Liderança:

  • Capacidade de influenciar, motivar e orientar pessoas para o alcance d objetivos organizacionais.

d) Trabalho em equipe:

  • Capacidade de colaborar e cooperar em atividades desenvolvidas coletivamente para atingir metas compartilhadas. Envolve a gestão de conflitos e compartilhamento de objetivos e resultados.

Outros Requisitos DesejáveisOrientação para os resultados, Visão sistêmica, Compartilhamento de informações e conhecimentos, Liderança de equipes e Gestão de pessoas.


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      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
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