Notícias
Diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro recebe medalha da Ordem de Rio Branco
Foto: Divulgação/MRE.
Na última terça (27), o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, concedeu a Ordem de Rio Branco a autoridades, artistas e servidores que se destacaram por seus préstimos ao País ou por méritos excepcionais, contribuindo para a projeção do Brasil nas mais diversas áreas do cenário internacional. O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Batmanian, foi um dos agraciados com a homenagem no grau de Oficial, vinculado ao Quadro Suplementar da Ordem de Rio Branco – o Quadro Ordinário é reservado aos diplomatas brasileiros da ativa e possui vagas limitadas.
GARO BATMANIAN
À frente do Serviço Florestal Brasileiro desde 2023, Garo Batmanian registra, em sua gestão, o primeiro leilão de concessão florestal federal na B3 – a Bolsa de Valores do Brasil; o marco de 1 milhão de árvores medidas pelo Inventário Florestal Nacional (IFN); a conquista da 6ª patente do SFB, pelo Programa Patentes Verdes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); a elaboração do plano que garante investimento de US$ 247 mi em recuperação florestal na Amazônia; a assinatura do 1º contrato de concessão florestal federal em Santa Catarina e do 1º no bioma Mata Atlântica; o início da estruturação da 1ª concessão brasileira de restauração com crédito de carbono, na Floresta Nacional do Bom Futuro; o lançamento do Painel da Regularização Ambiental e outros feitos.
Batmanian é Bacharel em Biologia (com concentração em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Mestrado em Ecologia da Fauna e Flora pela Universidade de Brasília (UnB) e é Ph.D. em Ecologia pela University of Georgia (UGA, USA). Em sua trajetória profissional possui passagens pelo Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e World Wide Fund for Nature Inc. (WWF/EUA).
CONDECORAÇÃO
A condecoração de Oficial dada a Garo Batmanian é geralmente concedida a professores de Universidade, juízes de Primeira Instância, promotores públicos, oficiais superiores das Forças Armadas, escritores, primeiros-secretários de Embaixada ou legações estrangeiras e funcionários do Serviço Público Federal, Estadual ou Municipal.
A Ordem de Rio Branco é uma das maiores honrarias concedidas pelo Governo Federal, como forma de reconhecer e destacar os serviços e esforços dos agraciados, incentivando, assim, a prática de ações e feitos que mereçam menção honrosa. Ela é definida pelo Conselho da Ordem, constituído pelo Grão-Mestre da Ordem (presidente da República), o Chanceler da Ordem (ministro das Relações Exteriores) e o secretário da Ordem (chefe do Cerimonial do Itamaraty), além dos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e o secretário-geral do MRE.
A condecoração foi criada há 62 anos, leva o nome do Patrono da diplomacia brasileira, o Barão do Rio Branco, e é dividida em cinco classes: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Na insígnia da Ordem há a expressão em latim "Ubique Patriae Memor", que se traduz como "Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança".
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511