Notícias
Jatuarana: Leilão na B3 encerra com todos os lotes arrematados e gera ágio de 47% sobre a estimativa de arrecadação anual
Foto: Cauê Diniz/B3.
Em um dia histórico, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) estrearam com o pé direito ao fazerem, pela primeira vez, uma concessão florestal na B3 – a Bolsa de Valores do Brasil. Nesta quarta-feira (21), foram arrematadas as 4 Unidades de Manejo Florestal (UMFs) disponibilizadas na Floresta Nacional do Jatuarana, em Apuí, sul do Amazonas. O edital estava na praça desde fevereiro deste ano e atraiu diversos investidores.
Em uma disputa acirrada, na sede da B3, em São Paulo, os 8 licitantes fizeram cinco propostas para a UMF I, e sete para as UMFs II, III e IV. O arremate da UMF I foi da “OC Prime Comércio e Industrialização de Madeiras Ltda”, enquanto o da UMF II foi feito pela “E. Duarte da Silva Ltda”. Já os lotes III e IV foram arrematados pela “Brasil Tropical Pisos Ltda”. Com os lances vencedores, serão firmados os contratos para a concessão de 453 mil hectares – um incremento de 35% a mais na área florestal federal atualmente concedida, que está em 1,3 milhão de hectares.
O diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro, Garo Batmanian, enalteceu a massiva participação dos interessados no leilão: “eu agradeço muito às empresas. Foi excelente ver o nível de competição que a gente teve aqui. Isso mostra que existe demanda, que vocês são empresários de base florestal. Está na hora de reconhecer esse grupo de empresários no Brasil e na Amazônia que está tentando fazer a coisa certa: manejo sustentável – fazendo de forma certa, seguindo todas as leis, todas as regras, mantendo a floresta em pé, tirando valor dela e gerando emprego e renda para a população local”.
O leilão contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que após o evento concedeu coletiva de imprensa ao lado do diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro. Ao comemorar o sucesso do leilão, Batmanian lembrou que outros 20 projetos já estão qualificados para o Programa de Parceria de Investimentos (PPI), da Casa Civil da Presidência da República e que, em breve, também serão licitados. “Aqueles que não ganharam: por favor, não entreguem os pontos. Nós temos outras concessões que estão ‘no forno’ e que, em breve, iremos lançar. E a gente espera que vocês também participem dos próximos certames”.
PARCERIAS
O projeto da Flona do Jatuarana foi estruturado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES). Além de contar com a expertise da B3, que agregou mais transparência e segurança ao processo, o Serviço Florestal Brasileiro recebeu apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do banco de fomento alemão KfW no financiamento de estudos que compõem a estruturação do projeto, tais como inventário, logística e estudo de mercado.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
A população de Apuí soma um pouco mais de 20 mil habitantes. E deve gerar 932 empregos diretos, além de 1.864 indiretos. O prefeito da cidade, Antônio Marcos Maciel Fernandes, também comemorou o sucesso do leilão. “Nós estamos vendo com muita alegria o investimento que vai ser realizado na nossa região. É o primeiro polo industrial que será criado em nosso município. Contem com nosso apoio total, em infraestrutura e o que precisar”, assegurou o prefeito.
Texto: Serviço Florestal Brasileiro • Mais informações: ascom@florestal.gov.br • (61) 3247-9511