A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em Belém (PA), entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. Esse é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima e é considerado um dos principais eventos do tema no mundo.
O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) estará presente mostrando que a gestão florestal é um caminho viável para conservar e prosperar ao mesmo tempo, unindo ciência, tecnologia e sustentabilidade para manter nossas florestas em pé e gerar oportunidades para quem vive delas.
A COP30 representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
A redução de emissões de gases de efeito estufa; a adaptação às mudanças climáticas; o financiamento climático para países em desenvolvimento; as tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono; a preservação de florestas e biodiversidade; e a justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas estão entre os principais temas da COP30.
Concessões Florestais
Com manejo controlado e sustentável, as árvores permanecem em pé, estocando carbono e evitando o desmatamento. As concessões florestais permitem o uso sustentável de florestas públicas, garantindo geração de renda, empregos e conservação da biodiversidade.
Regularização Ambiental
Por meio do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) e dos Programas de Regularização Ambiental (PRA), o SFB promove a adequação ambiental das propriedades rurais. Essas ações garantem a proteção de nascentes, a recuperação de áreas degradadas e a conservação da vegetação nativa, medidas essenciais para aumentar o sequestro de carbono e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Sistema Nacional de Informações Florestais (SNIF)
O SNIF reúne e integra dados sobre cobertura vegetal, manejo, restauração e uso da terra em todo o Brasil. Essas informações permitem planejar políticas públicas, monitorar emissões e orientar decisões que mantêm o equilíbrio climático e ecológico.