Notícias
NOTA À IMPRENSA
Homenagem do Ministério da Fazenda a Agnes Pereira de Melo Silva

- Jornalista com 40 anos de experiência em Assessoria de Comunicação Social no setor público, Agnes ingressou na administração federal em fevereiro de 1985, em Brasília. Foto: Arquivo Pessoal
Jornalista com 40 anos de experiência em Assessoria de Comunicação Social no setor público, Agnes ingressou na administração federal em fevereiro de 1985, em Brasília. Além de sua passagem pelo Ministério da Fazenda, onde cumpriu sua trajetória entre 2002 e fevereiro de 2025, atuou no antigo Ministério da Economia, nos Ministérios do Planejamento e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nas Secretarias de Portos e de Aviação Civil e na Presidência da República.
Tendo ocupado cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios desde os anos 90, seus colegas de trabalho da Assessoria de Comunicação da Fazenda a definem como “aquela que sempre acolheu, ensinou e inspirou. Um Norte para todos, um verdadeiro porto seguro”.
Em 2022, Agnes foi agraciada com o Prêmio Reconhecimento Profissional do Ministério da Economia, na categoria Desempenho Funcional.
Sua experiência profissional, no entanto, nunca esteve isolada, mas se mesclava diariamente a seu perfil gentil e agregador e a seu modo bem-humorado de lidar com os desafios no ambiente institucional e na convivência com seus colegas, fossem eles servidores públicos, colaboradores terceirizados, prestadores de serviços, profissionais de imprensa ou colegas jornalistas da cobertura diária de notícias do Ministério da Fazenda.
Com experiência técnica e conhecimento acentuado sobre temas da economia brasileira, exerceu diversas funções, entre elas as de datilógrafa, escritora, produtora de conteúdo, redatora, revisora, editora de textos, gestora de monitoramento de notícias e de atendimento à imprensa. Responsável em primeira instância pelo atendimento de pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação, também foi fiscal de contratos administrativos e coordenadora de equipes.
Em um momento crítico do Brasil internacionalmente, em 2008, sua atuação foi destacada na produção de artigos econômicos sobre as medidas adotadas pelo Governo Federal para minimizar a turbulência na economia nacional.
Na gestão de crises do setor aéreo, foi responsável pela interface para questões de comunicação com empresas vinculadas, como Anac e lnfraero, além de outros órgãos do governo, como os Ministérios da Defesa e da Aeronáutica e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
No Ministério da Fazenda, em tempos recentes, era sua responsabilidade manter o fluxo e o bom atendimento à imprensa, coordenando as atividades junto à equipe e à chefia da ASCOM da Fazenda.
Sensível e respeitosa, Agnes atuava com afeto e espalhava gentileza sem esforços. Seus exemplos e ensinamentos serão levados adiante. Sua alegria e generosidade serão eternas no Ministério da Fazenda e, certamente, por onde passou. As marcas ficarão para sempre. Assim como as saudades.
"O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza.”
(Guimarães Rosa)
[Agnes Pereira de Melo Silva, mãe de Amanda Melo e Gustavo Pereira, e esposa de Jefferson Silva, faleceu na madrugada do dia 17/2/25, em Brasília-DF ]