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Programa de Integração, Governança e Estratégia do Ministério da Economia
O Programa de Integração, Governança e Estratégia do Ministério da Economia busca aprimorar e organizar a gestão estratégica e a governança corporativa do Ministério da Economia em função da junção de quatro diferentes ministérios e da necessidade de alinhar práticas, premissas (diretrizes) e ferramentas.
Resultante da construção coletiva de servidores e gestores, as bases do programa são: cadeia de valor, planejamento estratégico institucional, com a definição de marcos de gestão, indicadores e iniciativas prioritárias, e plano plurianual, assim como a implementação de ritos e instrumentos de governança pública.
Seu principal objetivo é promover a integração da gestão, por meio de uma governança que propicie a ação harmônica entre as estratégias, processos e projetos, para sedimentar as melhores práticas que contribuam ao alcance dos resultados almejados pelo Ministério da Economia.
EIXOS
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Gestão do Conhecimento
Objetivos
- Integrar os esforços dos órgãos e entidades componentes do Ministério da Economia, a partir de direcionadores estratégicos;
- Fomentar a ampliação dos níveis de maturidade em gestão dos diferentes órgãos e entidades componentes do Ministério da Economia;
- Convergir estruturas de governança, tanto internamente, como em relação ao centro de governo;
- Facilitar e alinhar o processo decisório - baseado em evidências;
- Monitorar e comunicar resultados institucionais;
- Promover a construção de habilidades institucionais em planejamento, estratégia e governança;
- Estruturar um cardápio metodológico em governança e gestão, que respeite as especificidades e necessidades da organização;
- Favorecer o espraiamento de boas práticas.
Premissas
Premissa | Significado |
Processo de construção coletivo | Participação dos representantes dos órgãos do Ministério nos processos de discussão, elaboração e aprovação das diversas temáticas e linhas de atuação do Programa |
Transparência das ações e feedback | Acessibilidade das informações do processo de gestão para o público interno, parceiros institucionais e sociedade e para retro-alimentação dos processos decisórios |
Padronização de conceitos para facilitar a comunicação | Elaboração e manutenção de um glossário, a fim de reduzi assimetrias técnicas, uniformizar a linguagem e facilitar a troca de experiências e disseminação de conhecimentos entre pessoas, equipes e órgãos |
Disseminação de melhores práticas de gestão | Coleta, organização e socialização das melhores práticas de gestão |
Foco em resultados | Desenho e implementação de estratégia para geração de valor público, considerando a definição de mecanismo que permitam seu monitoramento e avaliação |
Alinhamento com a cultura organizacional, tendo o engajamento dos dirigentes no processo como fator de sucesso | Consideração dos elementos de cultura organizacional na formulação e gestão das estratégia, assim como engajamento das lideranças nos processos de gestão |
Inovação institucional | Capacidade de promover e manter transformações organizacionais que contribuam para a melhoria das qualidade do serviço público |
Alinhamento com as políticas governamentais | A gestão deve estar a serviço do resultados definidos pelo governo |
Modelo de gestão descentralizado e integrado | Planejamento integrado com reuniões de análise crítica periódicas e execução da estratégia de maneira descentralizada, privilegiando autonomia com responsabilização |
Estruturação de redes | Criação de estruturas e espaços de governança e gestão para discussão e deliberação das diversas temáticas e linhas de atuação do Programa |
Foco no cidadão, com vistas em melhorar a qualidade do serviço público | Iniciativas de gestão e governança devem sempre ser orientadas para as entregas à sociedade e ao cidadão |
Decisão colegiada | Correponsabilização da alta administração |