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Termos e Definições BIM

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Publicado em 05/03/2021 17h06 Atualizado em 25/08/2021 10h51

  • BUILDINGSMART

Em 1993, algumas das principais empresas do setor de construção do Estados Unidos da América iniciaram ações com o objetivo de implementar novas tecnologias da informação para a indústria da construção, sendo constituído, para tanto, a Industry Alliance for Interoperability em 1994. O referido grupo tornou-se uma organização pública no ano de 1996, alterando o seu nome para International Alliance for Interoperability - IAI, passando a promover o Industry Foundation Classes - IFC. Associado a isto, conceituada como uma autoridade internacional na regulação do IFC, os esforços da buildingSMART são focados no adequado compartilhamento de informações ao longo do ciclo de vida de um modelo entre todos os participantes, independentemente do software que estejam utilizando. Além disso, a buildingSMART fornece suporte para o avanço do BIM e a implementação de padrões internacionais através de uma variedade de serviços, incluindo sites técnicos, documentação para desenvolvedores de softwares e grupos de discussão técnica. 

  • BIM COLLABORATION FORMAT - BCF (FORMATO DE COLABORAÇÃO BIM)

O BCF é um formato de colaboração utilizado para otimizar a comunicação no processo BIM, em especial entre o Modelador BIM e o Coordenador BIM. Trata-se de um padrão, não proprietário, proposto pela buildingSMART como forma de criar um fluxo de trabalho que permita a comunicação eficiente entre os Modeladores BIM e Coordenador BIM, visando maior agilidade no processo de modelagem de projetos. 

B

  • CLASH DETECTION (DETECÇÃO DE CONFLITOS)

Compreende o processo de detecção, comunicação e resolução de conflitos, observados ao longo de um modelo, referente a uma disciplina de projeto e em conjunto interdisciplinar. Este processo, portanto, é composto pelas plataformas de modelagem utilizadas (Ex. Revit, Aecosim, etc.), os modelos formados gerados para plataformas OpenBIM IFC, os softwares especializados para disciplinas específicas (estruturas, drenagem, instalações, etc.) e, ainda, por software especializado para integração dos IFCs que permita a verificação da modelagem.

O processo para a verificação de modelos, detecção de conflitos e gestão de mudanças são dados através dos fluxos dos arquivos IFC e arquivos BCF e estabelecem, portanto, a compatibilização de projetos em nível disciplinar e interdisciplinar, minimizando esforços oriundos de interferências observadas em fases avançadas de projeto. Determina-se, ainda, para este processo o estabelecimento de um conjunto de parâmetros e regras caracterizados em respeito à relevância do conflito observado (alta, média ou baixa).

  • COMMON DATA ENVIRONMENT - CDE (AMBIENTE COMUM DE DADOS)

Para dar suporte às necessidades de colaboração e comunicação entre os envolvidos nos trabalhos BIM, a ISO 19560 descreve o CDE como uma plataforma necessária para o compartilhamento de informações do processo de entregas dos produtos desenvolvidos através da metodologia BIM. Assim, o CDE é definido como a única fonte de informações para qualquer projeto, usado para coletar, gerenciar e disseminar toda e qualquer informação relevante aprovada para equipes multidisciplinares e em um processo gerenciado. 

C

  • FORMATO INDUSTRY FOUNDATION CLASSES ​– IFC

O IFC refere-se à uma especificação (esquema) neutra/aberta e a um "formato de arquivo BIM" não proprietário desenvolvido pela buildingSMART. A maioria dos aplicativos BIM suportam a importação e/ou exportação dos arquivos IFC.


Para Eastman (1999), o IFC é o maior e mais elaborado modelo de dados de construção desenvolvido para a indústria da Architecture/Engineering/Construction - AEC e Facilities Management - FM. Este é o resultado de um consenso da indústria da construção sobre processos de projeto. Este modelo consiste em entidades que descrevem objetos físicos da construção, conceitos abstratos, elementos relacionados com a AEC, processos, atores, etc. Como exemplo de tipos de entidades pode-se citar: a geometria, a tipologia, os elementos da construção, os equipamentos, os mobiliários, as relações entre elementos da construção, os espaços e as estruturas espaciais, os atores, os planos de trabalho, as classificações, a pesquisa e recuperação de informações sobre produtos. Algumas entidades do IFC são de domínio específico e outros são genéricos (não fazem parte da plataforma).


Todas as entidades individuais são baseadas num IFC raiz (IfcRoot) e são constituídas por três categorias fundamentais: objetos, propriedades e relações. Os objetos estão associados à geometria. As propriedades são usadas para definir materiais, desempenho, propriedades contextuais, como ventos, dados geológicos ou de clima, etc. As relações existentes são entre objetos e entre objetos e propriedades. Elas são definidas de acordo com classificações abstratas como: específicas, decompostas, associadas, definidas, conectadas (Eastman et al., 2011).


Nas definições do IFC também existem duas entidades que foram especificamente projetadas para aumentar a flexibilidade e a extensibilidade deste, denominadas ProxyObjects e os PropertySets. Os ProxyObjects permitem criar novas entidades que não tenham sido definidas nos modelos IFC. Estas entidades podem ser definidas como uma representação da geometria colocada no espaço, ter um significado semântico, serem definidas por atributos de nome, apresentarem definições de propriedades, etc. Podem ainda ser usadas para criação de entidades específicas de uma localidade, como, por exemplo, peitoris ventilados. Os PropertySets têm a capacidade de acrescentar propriedades que são variáveis, como códigos de edificação, classificações, etc., a uma entidade. Mesmo uma entidade que tenha uma propriedade universal e inequívoca, como uma parede, pode exigir a definição de uma série de outras propriedades que atendam às necessidades de empresas ou de uma localidade (HYVÄRINEN et al., 2006). 

F

  • Níveis de avaliação de Maturidade:

 

O termo “maturidade BIM”, segundo SUCCAR, B., contempla a qualidade, repetibilidade e o nível de excelência dos serviços em BIM. Desta forma, a maturidade BIM define a capacidade mais avançada de executar uma tarefa ou de fornecer um serviço em BIM. Sendo assim, por meio do cálculo de maturidade que se torna possível estabelecer se os usos BIM são realmente atingidos pelo processo de implementação.
 

A maturidade BIM, conforme adaptação dos conceitos fornecidos por SUCCAR, B., para a realidade da autarquia no que se refere a implementação BIM possui 5 (cinco) níveis, respectivamente:
 

a) Nível de Maturidade A – Inicial: A implementação BIM caracteriza-se pela ausência de estratégia global e de políticas e processos definidos. As ferramentas de software BIM são implantadas de forma não sistemática e sem preparações e investigações prévias adequadas. A adoção do BIM é alcançada através de esforços individuais, sem apoio ativo da gestão. O trabalho colaborativo ocorre com pouco ou nenhum processo ou fluxo pré-definido por guias, normas ou protocolos de intercâmbio;
 

b) Nível de Maturidade B – Definido: A implementação BIM orienta-se através do conjunto de gerentes sênior. Os processos e políticas para contratação e análise de projetos em BIM são bem documentados e as inovações dos processos BIM são reconhecidas, apesar de não exploradas. A atividade individual começa a diminuir com o aumento de competência sendo, porém, a produtividade da equipe ainda imprevisível. As diretrizes básicas para contratação e análises em BIM estão disponíveis, incluindo padrões de entrega, fluxos de trabalho e manuais de treinamento. Os treinamentos são bem definidos e normalmente ministrados quando necessário. A colaboração começa a evoluir seguindo guias de processo predefinidos e protocolos de intercâmbio;
 

c) Nível de Maturidade C – Gerenciado: A visão para implementar o BIM é comunicada e compreendida pelos agentes envolvidos. A estratégia para implementação é acompanhada de planos de ação detalhados e monitorização da informação. O BIM é reconhecido como uma série de mudanças de tecnologias, processos e políticas que precisam ser monitoradas sem prejuízo para a inovação. As funções são institucionalizadas e as metas de desempenho são determinadas de forma consistente. A análise de projetos em 2D e 3D, bem como a avaliação de quantitativos, especificações e propriedades dos modelos tridimensionais avaliados têm seu gerenciamento por planos de qualidade e normas;
 

d) Nível de Maturidade D – Integrado: A implementação BIM é integrada em canais organizacionais, estratégicos, gerenciais e comunicativos. A implantação e escolha de softwares seguem objetivos estratégicos referentes a contratação e análise de projetos. O conhecimento integra-se em sistemas organizacionais estando armazenado, acessível e facilmente recuperável. A produtividade é previsível. As normas e critérios de desempenho BIM integram-se no sistema de melhoria e gestão de desempenho de qualidade; e
 

e) Nível de Maturidade E – Otimizado:  Os agentes envolvidos no processo têm interiorizada a visão BIM e permanecem engajados. A estratégia de implementação BIM é continuamente revista e alinhada com outras estratégias, a seleção de ferramentas de software é revista continuamente para melhorar a produtividade e alinhar com os objetivos estratégicos. Os modelos de contratação são modificados para melhorar as práticas e trazer valor às partes interessadas. Os valores de referência são constantemente revisitados para garantir um sistema de gestão da qualidade em processos, produtos e serviços.

 

N

 

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