O DNIT tem como missão implementar a política de infraestrutura de transportes terrestre e aquaviário, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso país. As atividades desenvolvidas nessa missão são complexas, extensas e especializadas e requerem de seus gestores e servidores alinhamento constante e a adesão aos valores, princípios e normas éticas para a defesa e priorização do interesse público sobre os interesses privados.

O tema da Integridade Pública é uma diretriz que vem sendo fomentada desde 2016, tendo sido instituída pela Portaria nº 784/2016 da Controladoria Geral da União.

O fenômeno da corrupção, em virtude de sua complexidade e de seu potencial danoso à sociedade, exige, além de uma atuação repressiva, também uma ação preventiva. É assim que o DNIT adota a Integridade Pública como princípio da Governança Pública, sendo esse um dos seus objetivos, o culto à integridade.

Na busca desse objetivo, considera quatro instâncias básicas no Órgão que atuam no sentido de firmar e estimular a integridade no serviço público mediante suas ações preventivas, corretivas e orientativas. São elas: auditoria, corregedoria, ouvidoria e comissão de ética. 

Conheça sua atuação.