Notícias
AUDIOVISUAL
Na primeira reunião de 2026, Conselho Superior de Cinema apresenta Plano de Diretrizes e Metas
Crédito: Freepik
O Conselho Superior de Cinema realizou, nesta quarta-feira (21), sua primeira reunião de 2026. Em formato virtual, o Plano de Diretrizes e Metas (PDM) para o Audiovisual Brasileiro 2026–2035 foi apresentado. O documento orientará as políticas públicas do setor na próxima década, fortalecendo de forma integrada o ecossistema audiovisual.
O principal objetivo da reunião foi apresentar o PDM e os próximos passos do processo participativo, voltado à consolidação das contribuições do setor e do governo para as políticas públicas do audiovisual.
Apresentação do PDM
Conduzida pela diretora de Difusão e Preservação da Secretaria do Audiovisual, em conjunto com a diretora da Ancine, a apresentação abordou a metodologia de construção do plano, suas diretrizes estruturantes e o cronograma de consolidação das contribuições.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou o momento de retomada e consolidação institucional do setor. “2025 foi um ano em que nós superamos muitas marcas. É importante mostrar que não temos só embates, não temos só gargalos, a gente também comemora vitórias e reconhece o que estamos fazendo. Houve uma reativação da governança, do Conselho Superior de Cinema, a retomada do diálogo com a Ancine e a escuta do setor audiovisual brasileiro. A retomada do investimento do governo federal no cinema e na cultura como um todo é uma conquista conjunta”, afirmou.
“O PDM é uma construção coletiva que organiza as prioridades do audiovisual brasileiro para a próxima década. O documento articula ações de formação, inovação, difusão, preservação e internacionalização, fortalecendo de forma integrada todo o ecossistema audiovisual”, afirmou a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga.
Elaa também mencionou as entregas previstas para o próximo período, como a plataforma de streaming Tela Brasil, a Film Commission Nacional, a reabertura do Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e o avanço dos Arranjos Regionais, além da consolidação do audiovisual no âmbito da Nova Indústria Brasil.
Próximos passos
Como encaminhamento, as conselheiras e os conselheiros irão formalizar suas sugestões e contribuições ao Plano de Diretrizes e Metas. Após a consolidação dessas contribuições, o PDM será apresentado para deliberação final em reunião prevista para fevereiro de 2026, antes de sua entrega à sociedade civil.
Estiveram presentes ainda Milena Silvino Evangelista, diretora de Formação e Difusão Audiovisual (SAV)); Renata Magioli, coordenadora-geral de Governança Audiovisual (SAV); Daniela Fernandes, diretora de Difusão e Preservação da Secretaria do Audiovisual (SAV); e Patrícia Barcelos, diretora da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Além de Débora Nogueira Beserra e Carla Ramos (Casa Civil); Thiago Alves da Silva Costa e Miriam Gomes (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania); Rodrigo Rangel Pinto Junior e Amanda Machado dos Santos Duarte (Ministério da Educação); Cid Antonio Paraguassu de Andrade Junior (Ministério da Fazenda); e Eduardo de Araújo Nepomuceno (Ministério da Justiça e da Segurança).