Notícias
AUDIOVISUAL
Exibição, promoção e distribuição do audiovisual brasileiro são temas do 4º Fórum de Tiradentes
Crédito: Helena Leão/ Universo Produções
Gestores públicos, especialistas e agentes do setor audiovisual se reuniram nos dias 26 e 27 de janeiro, durante o 4º Fórum de Tiradentes, para discutir os desafios da exibição, da promoção e da distribuição do segmento no Brasil. Integrante da programação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, o encontro contou com a participação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV), que apresentou diretrizes e ações do Programa de Difusão Audiovisual.
A apresentação do programa foi conduzida por Lina Távora, coordenadora de Políticas para Distribuição e Exibição da SAV, e integrou a programação do Fórum realizada na Unidade Senac Tiradentes. Vinculado à Diretoria de Preservação e Difusão Audiovisual da Secretaria do Audiovisual, o Programa de Difusão Audiovisual foi apresentado como uma política que organiza, em uma mesma estratégia, ações de exibição, promoção e distribuição.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao audiovisual brasileiro, fortalecer a circulação das obras e aproximar o cinema nacional de seus públicos, articulando políticas públicas voltadas à difusão em diferentes territórios e formatos.
Ao detalhar iniciativas já em curso — como a Rede Exibidora, o mapeamento de salas públicas, o investimento para a comercialização em cinema e ações no ambiente digital — a Secretaria buscou dialogar com um público especializado e colher contribuições para o aprimoramento das entregas em desenvolvimento.
Distribuição, circulação e encontro público
No dia 26 de janeiro, a mesa A Distribuição e a Circulação como Gesto de Soberania e Encontro com os Públicos promoveu um debate sobre políticas públicas voltadas à ampliação do acesso às obras audiovisuais e ao fortalecimento da relação entre o cinema brasileiro e seus públicos.
Durante a mesa, Lina apresentou um panorama das ações da pasta no âmbito do Programa de Difusão Audiovisual, estruturado em três eixos: exibição, promoção e distribuição.
Também foram apresentados projetos como a Rede Exibidora, o mapeamento e o suporte a salas públicas de cinema, o apoio a mostras e festivais e iniciativas voltadas à ampliação do acesso ao audiovisual em diferentes territórios.
No eixo da promoção, destacaram-se iniciativas como o Portal Tela Brasil e a Revista Filme Cultura, voltadas à organização de informações do setor, à valorização da memória do audiovisual brasileiro e à promoção dos conteúdos nacionais.
Na área da distribuição, foi apresentado o investimento de R$ 60 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para a comercialização de longas-metragens brasileiros independentes, com foco na ampliação da presença das obras nacionais no mercado de salas de exibição.
Outro ponto levantado foi o Programa Rouanet Festivais Audiovisuais, que destina recursos de incentivo fiscal para atividades de difusão audiovisual em todas as regiões do país, fortalecendo a realização de mostras, festivais e ações culturais.
“Na difusão, às vezes, as pessoas pensam que é uma coisa só, mas são muitos pontos. Você fala de sala de cinema, você fala de cineclube, você fala de streaming, então é um mundo muito grande”, avaliou Lina.
A mesa contou com a participação de Ibirá Machado, representante da Descoloniza Filmes (SP); Leila Bourdoukan, consultora em distribuição, lançamento e internacionalização de filmes (SP); Letícia Santinon, da Cajuína Audiovisual (BA); Paula Gomes, da Olhar Distribuição (SP); e Talita Arruda, da Distribuidora Fistaile (BA). A mediação foi de Lia Bahia, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Distribuição e Circulação do Fórum.
Exibição, acesso e sustentabilidade no novo ecossistema audiovisual
No dia 27 de janeiro, a mesa Estratégias para a Ampliação do Acesso e para a Sustentabilidade do Setor de Exibição no Novo Ecossistema Audiovisual reuniu representantes do setor para discutir prioridades políticas e necessidades estruturais da exibição diante das transformações tecnológicas em curso.
A participação da SAV foi marcada pela apresentação de ferramentas digitais em desenvolvimento e pelo diálogo com um público técnico e especializado do Fórum, destacando que essa interlocução contribui diretamente para o aprimoramento dos instrumentos, especialmente no que se refere à navegação, à experiência do usuário e à adequação das soluções às dinâmicas do setor.
A mesa contou com a participação de Josiane Osório, presidente do Fórum dos Festivais; Katy Nassar, coordenadora de conteúdo audiovisual da plataforma Itaú Cultural Play; Tiago Mafra, diretor executivo da Associação Brasileira de Redes de Cinema (Abraplex); Adhemar Oliveira, exibidor e ativista cultural; Cecília de Nichile, especialista em cinema da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo; Cláudio Marques, diretor, roteirista e exibidor; Daniel Jaber, diretor executivo da Cardume; e Lyara Oliveira, executiva, gestora de projetos e consultora. A mediação foi de Ana Paula Sousa, coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Exibição e Difusão.