Notícias

Dados revelam importância da presença de mulheres na ciência, mostra o Gender Summit

Com organização do British Council, CNPq e Portia, Gender Summit reúne em plataforma online instituições de ensino e pesquisa, órgãos de governos e organizações multilaterais de diversos países
Publicado em 31/08/2021 11h12

A diversidade de gênero é fundamental para a qualidade da pesquisa científica, revelam dados do Gender Summit, evento internacional que ocorre de modo online entre 15 e 23 de setembro, com foco no Brasil e América Latina. O encontro de cientistas, empreendedores, educadores e personalidades atuantes em setores como inovação e sustentabilidade conta com programação voltada para a apresentação de estudos sobre a importância da atuação de mulheres para o desenvolvimento da ciência.

Organizado por British Council, CNPq e Portia, o Gender Summit reúne instituições de ensino superior e pesquisa científica, órgãos de governo e organizações multilaterais de diversos países. A participação é gratuita e as inscrições estão disponíveis aqui.

Estão confirmadas as participações de pesquisadores de instituições como USP, UnB, Fiocruz, UFRJ, UFMG, Unifesp e Unicamp, do Brasil; Oxford University e King’s College London, do Reino Unido, além de universidades, empresas e organizações da sociedade civil da Argentina, Colômbia, Chile, França, México, Itália, Canada e Estados Unidos. O Gender Summit também vai contar com apresentações de representantes de órgãos como UNESCO, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Banco Mundial.

Personalidades do empreendedorismo e universo corporativo também têm apresentações confirmadas no Gender Summit, como Luiza Trajano, empresária à frente do Magazine Luiza. Construção da diversidade e responsabilidade social e o papel das mulheres na transformação digital são alguns dos temas que serão abordados nos painéis que colocam a perspectiva de gênero em setores como empreendedorismo e inovação.

“O objetivo do British Council ao assumir a coorganização do Gender Summit é promover a importância da diversidade de gênero para o desenvolvimento da excelência da pesquisa científica”, afirma Vera Oliveira, gerente sênior de educação superior do British Council. “Neste sentido, acreditamos que o evento deve aproximar pesquisadoras e pesquisadores, instituições de pesquisa, empresas e organizações que produzem dados que mostram como a representatividade das mulheres na ciência é benéfica para toda a sociedade”, conclui Oliveira.

Inclusão na ciência: atenção para a diversidade de gênero

A importância da participação de mulheres para a qualidade da produção científica é evidenciada por pesquisas e estudos de caso que serão apresentados no Gender Summit. Os dados que compõem a programação do encontro revelam que, ao contar com diversidade de sexo e gênero, o fazer científico produz resultados que promovem avanços para a sociedade, em todas as áreas do conhecimento, além de soluções para diferentes aspectos da vida no planeta.

O evento vai trazer as descobertas científicos mais recentes, bem como as lacunas, para a compreensão de como as características biológicas (sexo) e socioculturais (gênero), conhecidas coletivamente como "dimensão de gênero", diferenciam resultados de pesquisas e a qualidade dos resultados para mulheres e homens. O acesso de meninas e mulheres aos ambientes de produção do conhecimento científico, de acordo com dados que serão discutidos ao longo da programação do Gender Summit, é instrumental para inovações em prol da sociedade.

O Gender Summit apresenta ainda um panorama da atuação de mulheres cientistas na América Latina, mostrando o progresso na representatividade e estabelecendo relações com avanços e descobertas científicas. A partir da lente da igualdade de gênero, dados de diferentes áreas, como ciências climáticas, engenharia, biologia e sustentabilidade, por exemplo, revelam o papel fundamental da atuação das mulheres. 

As informações demonstram os impactos positivos da diversidade de gênero na produção do conhecimento científico, resultando em benefícios para a sociedade e avanços no entendimento de questões de diferentes âmbitos da vida humana e de desafios do planeta. Segundo os estudos que compõem a programação do Gender Summit, a integração da dimensão de gênero nos processos de pesquisa e inovação melhora a qualidade dos resultados obtidos.

Sustentabilidade é destaque

A importância de novas tecnologias e programas científicos para apoiar políticas de preservação, bioeconomia e estratégias para o uso sustentável da biodiversidade nas regiões da América Latina também é um dos eixos da programação do Gender Summit. O evento vai reunir pesquisadoras e pesquisadores que apresentarão estudos sobre questões urgentes, como mudanças climáticas, desmatamento e o destino da Amazônia.

A interação humana com a biodiversidade terrestre e marítima é um dos pontos de atenção dos painéis, que vão reunir nomes de relevância internacional como Carlos Afonso Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), um dos autores do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007) entre outros.

Confira a programação completa do Gender Summit aqui.

SERVIÇO

Evento: Gender Summit 2020

Quando: 15 a 23 de semtembro de 2021

Programação completa: https://gender-summit.com/gs20-2021-lac/gs20-programme

Inscrições gratuitas: https://portiaweb.org.uk/assets/forms/gs20/index.php

Realização: British Council, CNPq e Portia

 

SOBRE O BRITISH COUNCIL 

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações no site: www.britishcouncil.org.br           

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Agência Galo

contato@agenciagalo.com

(11) 98562 3094 / (11) 98870 1089