Biografia dos Dirigentes

Publicado em 12/08/2014 03h23 Atualizado em 06/09/2021 10h30

Evaldo Ferreira Vilela - Presidente

Evaldo Vilela é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Vilela é mestre em Entomologia pela USP e doutor em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra.

Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. Foi membro da CTNBio/MCTI. Foi reitor da Universidade Federal de Viçosa - UFV (2000 a 2004) e diretor da Fundação Arthur Bernardes - Funarbe (1994 a 1999). Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 - 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (março a dezembro de 2014). 

Assumiu a presidência da FAPEMIG em 2015, cargo que ocupava até o momento. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, Capes e Finep.  É membro titular da Academia Brasileira de Ciências.  Foi, também, presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa - Confap.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2012262201348094

Descrição do perfil profissional desejável para o cargo

Maria Zaira Turchi - Diretoria de Cooperação Institucional - DCOI

Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Letras pela PUC/RS com Doutorado Sanduíche no Centre de Recherches Sur L'Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. Professora Titular da Universidade Federal de Goiás, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística; Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG; Diretora da Faculdade de Letras/UFG; Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras/UFG. Foi Vice-Presidente da ANPOLL - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Lingüística.

Foi membro do Conselho Estadual de Educação de Goiás. Possui artigos em periódicos especializados em teoria e crítica literária, é autora de livros, dentre os quais Literatura e antropologia do imaginário, em 2003, pela Editora da UnB (Finalista do Prêmio Jabuti/2004 na categoria Crítica) e Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão, pela Cultura Acadêmica, em 2006 (Prêmio Altamente recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ/seção brasileira do IBBY/ UNESCO). Foi presidente da FAPEG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, presidente do CONFAP - Conselho Nacional da Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Consultivo da Finep, e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CCT. Foi, ainda, Diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Formação e Educação em Ciências do MCTIC. 

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1028003493670371

Descrição do perfil profissional desejável para o cargo

Thales Marçal Vieira Netto - Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação - DGTI

Thales Marçal é formado em Ciências Econômicas, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto – FEARP/USP, em 2002. 

Na iniciativa privada foi empresário e administrador da Martins Marçal Informática, até o ano de 2008.

Em 2010, tomou posse como Economista, no Ministério das Comunicações - MC. Já em 2014 é nomeado como Gerente de Projetos da Secretaria de Telecomunicações (DAS 101.4). Com a fusão do Ministério das Comunicações com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, em 2016) é nomeado como Coordenador-Geral de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Informática e no ano seguinte é nomeado na Coordenação-Geral de Acompanhamento da Inovação Digital. Sendo que ambas as Coordenações-Gerais são responsáveis pela a gestão da Lei de Informática, por parte do MCTI.

Por fim, em 2019 foi convidado para assumir a chefia de gabinete da Secretara de Empreendedorismo – SEMPI/MCTI onde ficou até o convite para assumir a Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em 2021.

Carlos Alberto Pereira dos Santos - Diretoria de Engenharia Ciências Exatas, Humanas e Sociais - DEHS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1994), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2003) e Pós-doutorado na Rutguers University em New Jersey-US, sob a supervisao do Professor Häim Brezis (2016). É Professor Associado IV da Universidade de Brasília.

Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Análise Funcional Não-Linear e Equações Diferencias Elipticas atuando principalmente nos seguintes temas: Problemas com não-linearidades Singulares, Problemas com Soluções Singulares e Equações de Schrödinger.

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3177072070882420

Og Francisco Fonseca de Souza - Diretoria de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde - DABS

PhD em Ecologia pelo Imperial College at Silwood Park (Inglaterra), do qual também obteve o Diploma of Imperial College, que é uma distinção adicional conferida às teses de melhor qualidade. Mestre em Entomologia e graduado em Agronomia, pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é membro do corpo editorial da COPIT ARXIVES, uma editora que publica livros científicos 'open-acess' na Universidad Nacional Autónoma de México; Editor Associado da revista SOCIOBIOLOGY, uma revista científica 'diamond open-access' com avaliação por pares, devotada ao estudo de insetos sociais; Ex-Editor Associado da revista NEOTROPICAL ENTOMOLOGY, uma revista científica especializada em entomologia; co-lider de linha de pesquisa no Depto de Sistemas Complexos do Instituto de Física da Universidad Nacional Autonoma de Mexico (UNAM); e Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Atuou como pesquisador visitante no Centre for Ecology and Hydrology (Reino Unido) e no Instituto de Física da UNAM (Mexico).

Atuou como professor visitante na Swedish University of Agricultural Sciences (Alnarp, Suécia) e na Universidad Militar Nueva Granada (Colômbia) e como professor eventual no Imperial College (Reino Unido). Foi Pro-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa e Coordenador do programa de pós-graduação em Entomologia (nivel 7) da mesma universidade. Atua como membro de comitês avaliadores na FINEP, CNPq, CAPES e FAPEMIG e como consultor do Fond de Recherches Scientifiques (Bélgica). Tem experiência na área de Ecologia e sua interface com a Entomologia, com ênfase em Ecologia Comportamental, atuando principalmente nos seguintes temas: Insecta Isoptera, ecologia de comunidades, ecologia comportamental, socialidade auto-organizada, comportamento de forrageamento e inquilinismo em Isoptera. Erdös number = 6.

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6660895050954179