Programa Editorial

Publicado em 17/10/2020 01h27 Atualizado em 27/08/2021 17h49

O objetivo do Programa Editorial do CNPq é apoiar e incentivar a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas de conhecimento, sendo considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas por meio eletrônico, na Internet, em modo de acesso aberto, ou de forma impressa/eletrônica simultaneamente.

O CNPq vem atuando nesta área de maneira sistemática, com chamadas anuais, há quase trinta anos. A partir de 2006, ganhou considerável reforço com a parceira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES que passou a participar com 50% dos recursos financeiros aprovados para o Programa. Hoje, é possível afirmar que o Programa contempla o que há de excelência na área.

As publicações submetidas à chamada devem ser mantidas e editadas por instituição, associação ou sociedade científica brasileira sem fins lucrativos e contribuir para elevar o nível de qualidade, forma e conteúdo das revistas científicas nacionais dedicadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.

O histórico de apoio às revistas é incremental e em torno de 200 periódicos por edição, desde 2006, com pequenas variações ano a ano. Em 2012 foram apoiadas 195 revistas.

O Programa Editorial do CNPq lançou em agosto a chamada de 2021, que destina R$ 3 milhões para apoiar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento. A fase de submissão de propostas se iniciou em 19/08/2021 e segue aberta até 04/10/2021. Pode apresentar proposta à chamada a pessoa que: a) tenha seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta; b) possua o título de Doutor; c) seja o editor-chefe do periódico e coordenador do projeto; d) tenha vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Mais informações na Chamada CNPq Nº 15/2021 - Programa Editorial. Participe!