Cartão Pesquisa

Publicado em 14/10/2020 02h15 Atualizado em 14/10/2020 03h48

1 - Email do Pesquisador

1 - Email do Pesquisador

Caso sua proposta seja aprovada pelo CNPq, você receberá um comunicado no endereço eletrônico registrado no seu Currículo Lattes com orientações para a criação de um endereço eletrônico no CNPq, o Email do pesquisador. A criação do Email do Pesquisador garante a segurança e a confiabilidade da comunicação entre CNPq e o Pesquisador. A partir de então, toda a comunicação entre você e o CNPq se dará por meio deste novo canal.

2 - Comunicado de concessão

2 - Comunicado de concessão

Após a criação do seu Email de Pesquisador, você receberá neste endereço eletrônico, um comunicado de concessão, contendo os valores aprovados e um link para formalizar a implementação do seu benefício.

3 - Informar agência para geração do cartão pesquisa

3 - Informar agência para geração do cartão pesquisa

Ao clicar no link disponível no comunicado, serão solicitadas suas credenciais de acesso à Plataforma Carlos Chagas. Após informar seu CPF e senha, informe a agência bancária do Banco do Brasil de sua preferência para o recebimento do seu Cartão Pesquisador.

4 - Assinatura eletrônica do termo de concessão

4 - Assinatura eletrônica do termo de concessão

Após informar a agência do banco do Brasil, leia e registre o aceite ao Termo de Concessão.

5 - Criação de senha de uso do Cartão Pesquisa

5 - Criação de senha de uso do Cartão Pesquisa

Com a informação da agência bancária, o CNPq enviará ao Banco do Brasil uma solicitação eletrônica para a geração do seu cartão Pesquisador. Você receberá um novo comunicado eletrônico solicitando que compareça à agência informada ao CNPq para a criação da senha de utilização do seu Cartão Pesquisador. Você poderá criar sua senha diretamente no Caixa ou junto ao atendimento pessoa-física na sua agência do Banco do Brasil. Não esqueça de levar a documentação solicitada.

6 - Cartão preparado para receber créditos

6 - Cartão preparado para receber créditos

Após criação da sua senha, o Banco do Brasil comunica automaticamente ao CNPq que o seu cartão está pronto para receber os créditos referentes ao seu auxílio.

7 - Recebimento do Cartão Pesquisa

7 - Recebimento do Cartão Pesquisa

Você receberá seu Cartão Pesquisador, em até 8 dias, no endereço de correspondência registrado em seu Currículo Lattes. Leia as orientações de como desbloquear seu cartão, antes de iniciar o seu uso.

8 - Como usar o Cartão Pesquisa

8 - Como usar o Cartão Pesquisa

Na liberação dos recursos pelo CNPq, você receberá um comunicado contendo o seu limite de crédito e como poderá ser usado o seu Cartão Pesquisa. O cartão deverá ser utilizado na função "crédito" e através de suas funcionalidades será possível a realização de compras em estabelecimentos comerciais no país e exterior, inclusive via Internet. Nos TAA - Terminais de Auto Atendimento será possível realizar saques e pagamentos de boletos bancários. Os extratos relativos à utilização do Cartão Pesquisa serão disponibilizados através dos TAA após o dia 28 de cada mês. Maiores informações podem ser acessadas pelo endereço http://ftp.cnpq.br/pub/cartao/manual_cartao.pdf