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Mais Ciência na Escola: suplementação de R$ 96 milhões permite contratação de 24 novos projetos de laboratórios 'maker'
Imagem ilustrativa de laboratório maker mostra um pequeno estudante com óculos protetor segurando frasco contendo líquido verde. - Foto: Imagem de Freepik
Uma suplementação de cerca de R$ 96 milhões, em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), viabilizou o financiamento de mais 24 projetos de implantação de laboratórios maker em escolas de 23 Estados e do Distrito Federal, no âmbito do Programa Mais Ciência na Escola - parceria entre os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), com execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A suplementação permitiu ao CNPq incorporar as 24 propostas mais bem classificadas em segunda prioridade, por Estado, na Chamada nº 13/2024, mas que não haviam sido financiadas anteriormente por insuficiência de recursos.
Espaços de prototipagem e inovação, onde jovens podem dar vida às suas ideias e projetos nas escolas públicas onde estudam, os laboratórios maker priorizam alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, especialmente os de escolas situadas em áreas de alta vulnerabilidade social em todo o país.
O programa se propõe criar, nas escolas, espaços equipados onde os estudantes poderão transformar ideias em projetos colaborativos, criativos e reflexivos, promovendo o letramento digital e a educação científica pela experimentação prática, ocupando-se, também, com a iniciativa de formação de professores.
Além do financiamento aos laboratórios, serão concedidas bolsas do CNPq para coordenadores estaduais e de redes de laboratórios, estudantes e professores das escolas participantes, especialistas externos e estudantes de graduação e pós-graduação, em caráter de extensão.
Os recursos têm origem no Programa Conecta e Capacita Brasil, uma das linhas de investimento definidas pelo Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
O Mais Ciência na Escola integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e dialoga com o Programa Escola em Tempo Integral, oferecendo letramento digital, educação midiática, e combate à desinformação na jornada escolar. Por meio do programa, será fomentada a aprendizagem baseada em investigação, experimentação científica e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com foco no protagonismo estudantil.
Confira os proponentes, unidades federativas e valores dos novos projetos aprovados:
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Proponente |
UF |
Valor |
|
Catarina de Souza Costa |
AC |
R$ 500.000,00 |
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Flávia Bartira Pedro da Silva Almeida |
AL |
R$ 1.495.640,00 |
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Vitor Bremgartner da Frota |
AM |
R$ 2.286.120,00 |
|
Breno Henrique Pedroso de Araújo |
AP |
R$ 499.937,45 |
|
Viviane Santos Moreira |
BA |
R$ 9.000.000,00 |
|
Carlos Estêvão Rolim Fernandes |
CE |
R$ 7.500.000,00 |
|
Jefferson Saraiva de Oliveira |
DF |
R$ 1.500.000,00 |
|
Walber Antonio Ramos Beltrame |
ES |
R$ 3.000.000,00 |
|
Júnio César de Lima |
GO |
R$ 2.996.879,00 |
|
Anderson Araújo Meireles |
MA |
R$ 2.952.477,00 |
|
Fernanda Helena Nogueira-Ferreira |
MG |
R$ 9.000.000,00 |
|
Cecília Maria Pinto do Nascimento |
MS |
R$ 1.500.000,00 |
|
Roger Resmini |
MT |
R$ 1.500.000,00 |
|
Luís Carlos Bassalo Crispino |
PA |
R$ 4.500.000,00 |
|
Edilson Leite da Silva |
PB |
R$ 2.930.460,00 |
|
Luciana Rachel Coutinho Parente |
PE |
R$ 7.500.000,00 |
|
Aref Kalilo Lima Kzam |
PR |
R$ 4.500.000,00 |
|
Joaquim Fernando Mendes da Silva |
RJ |
R$ 9.000.000,00 |
|
Edgard Morya |
RN |
R$ 1.499.441,60 |
|
Serguei Nogueira da Silva |
RS |
R$ 4.499.970,34 |
|
Glauco Cardozo |
SC |
R$ 1.500.000,00 |
|
Mario André de Freitas Farias |
SE |
R$ 998.800,00 |
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Marcelo Carbone Carneiro |
SP |
R$ 15.000.000,00 |
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Jonierson de Araújo da Cruz |
TO |
R$ 500.000,00 |
|
TOTAL |
R$ 96.159.725,39 |
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