Notícias
Rosalinda Carmela Montone - Nota de pesar do CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) manifesta profundo pesar pelo falecimento da pesquisadora Rosalinda Carmela Montone.
Professora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) desde 1996 e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, a professora Rosalinda teve uma trajetória acadêmica e científica notável, com destacada participação no Programa Antártico Brasileiro (Proantar) por mais de três décadas. Coordenou a rede de monitoramento ambiental da área de influência da Estação Antártica Comandante Ferraz, desempenhando papel fundamental na avaliação dos impactos do incêndio ocorrido na estação brasileira em 2012. Também foi vice-coordenadora do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA) entre 2008 e 2011 e da Rede-2 de Gerenciamento Ambiental da Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, Antártica.
Além disso, a professora coordenou o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Química e Geológica da USP (2003-2011), liderou o Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP (2009-2011).
Sua contribuição para a ciência brasileira transcendeu a pesquisa antártica, sendo uma das maiores referências no estudo de poluentes orgânicos persistentes (POPs) em ambientes remotos, como a Ilha da Trindade, além de investigações em mamíferos e aves marinhas. Recentemente ampliou seu campo de atuação para o estudo da poluição marinha por plásticos, aplicando sua vasta expertise em Química Ambiental e Analítica.
O CNPq se solidariza com os familiares, amigos e colegas da professora Rosalinda, reconhecendo sua inestimável contribuição à ciência brasileira e seu legado de dedicação e excelência.