Notícias
Falecimento
Isaac Roitman - Nota de pesar
- Foto: Foto: Edu Lauton/UnB Agência
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta o falecimento de seu pesquisador emérito Isaac Roitman, que faleceu aos 86 anos.
No CNPq, Roitman atuou como assessor da presidência entre 2004 e 2005. Além disso, foi um grande incentivador da institucionalização do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic), tendo participado da Comissão Nacional de Avaliação da Iniciação Científica (Conaic). Era também professor emérito da Universidade de Brasília (UnB) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Na pesquisa, o professor destacou-se nos estudos sobre a fisiologia de microrganismos, especialmente protozoários tripanosomatídeos. Publicou mais de 60 artigos científicos em periódicos indexados, editou livros e contribuiu com capítulos em diversas obras. Roitman também auxiliou na formação de novos pesquisadores, orientando dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutorado. O professor também foi articulista do jornal Correio Braziliense.
Enlutado, o CNPq se solidariza à sua esposa, Celina Roitman, servidora aposentada do CNPq, e aos familiares e amigos do professor Isaac Roitman.