Notícias

Covid-19

Amazonas: registrada a queda de 43% no número de óbitos por Covid-19

As taxas são resultados das ações do Governo Federal no esforço em apoiar o estado no enfrentamento ao coronavírus
Publicado em 19/02/2021 12h14 Atualizado em 19/02/2021 12h21
Amazonas taxa

O interior do estado apresenta os melhores resultados, com queda de 33% em novos casos e 57% no número de óbitos - Foto: Caio de Biasi/Ministério da Saúde

Nessa quinta-feira (18), o Ministério da Saúde informou que o estado do Amazonas apresentou uma queda de 31% no registro de novos casos da Covid-19  e de 43% no número de óbitos.

Manaus registrou taxas de redução de novos casos (30%) e mortes (41%). O interior apresenta os melhores resultados, com queda de 33% em novos casos e 57% no número de óbitos. O interior apresenta uma taxa de letalidade de 1,8, inferior à média brasileira, que é de 2,4.

As taxas espelham os resultados das ações do Governo Federal, coordenadas pelo Ministério da Saúde, no esforço de apoiar o estado do Amazonas no enfrentamento da pandemia. O Comitê de Crise instalado pela Pasta, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vem atuando desde o início de janeiro, quando houve aumento de casos na região, pressionando o sistema de saúde local.

Oxigênio

As medidas tomadas incluem adoção de uma forte estratégia logística para o transporte e a distribuição de oxigênio para os principais hospitais de Manaus e do interior, o que permitiu a normalização da situação, com margem de segurança para o abastecimento diário. O consumo médio do gás em Manaus, hoje, é de 80 mil metros cúbicos por dia.

Para reduzir a dependência da rede hospitalar e unidades de saúde do abastecimento externo de oxigênio, o Ministério da Saúde, em conjunto com o governo estadual, desencadeou o projeto de instalação de usinas de geração de oxigênio nos principais hospitais da capital e do interior. Das 74 programadas para ser instaladas, 30 já estão em funcionamento, garantindo uma geração de aproximadamente 30 mil metros cúbicos de oxigênio diários. Outras 15 usinas estão em trânsito para Manaus e 29 estão em processo de aquisição.

Transporte de pacientes

Outra ação, que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), permitiu a transferência de 558 pacientes leves e moderados para tratamento em outros estados, oxigenando a fila de espera por leitos nos hospitais de Manaus. A estratégia, agora, é a requisição de leitos de hospitais particulares e a transferência de pacientes do interior para Manaus e estados próximos.

Vacinação 

Foram vacinadas 208.040 pessoas na primeira fase da imunização contra Covid-19, o equivalente a 63,6% do total programado para esta etapa. Manaus, com mais de 110 mil vacinados, atinge 82,7% da meta. Para a segunda dose, já foram vacinados, em todo o Estado, 16,7 mil pessoas, o equivalente a 5% da meta.

O estado se prepara para iniciar, na próxima semana, uma força-tarefa que tem como meta vacinar toda a população até a faixa de 50 anos.

Saiba mais sobre as ações no Amazonas 

Com informações do Ministério da Saúde