Notícias

Governo Federal anuncia abertura gradual de fronteiras com o Paraguai

Cada país irá empregar os protocolos sanitários para evitar a propagação da Covid-19
Publicado em 15/10/2020 17h04 Atualizado em 15/10/2020 18h13
Abertura gradual de fronteiras com o Paraguai

Um dos postos que será reaberto é o que liga Foz do Iguaçu (PR) – Ciudad del Est - Foto: Divulgação/Agência Brasil

O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira (15), a reabertura de três postos fronteiriços com o Paraguai, que estavam fechados há setes meses por causa da pandemia do novo coronavírus, como parte de um processo gradual de abertura de fronteiras entre ambos os países. Serão reabertas os postos entre Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este; de Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Caballero; e de de Mundo Novo, também no Mato Grosso do Sul, com Saltos del Guaira.

Em um comunicado conjunto, Brasil e Paraguai reafirmaram a “disposição em continuar trabalhando para avançar na construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, e da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, assim como nos acessos e obras complementares a essas pontes”.

Foi destacada ainda a importância da reativação do comércio fronteiriço, especialmente para a preservação de postos de trabalho, e recordaram igualmente o recente entendimento que cria centros logísticos de comércio fronteiriço nas fronteiras de cada país e estabelece procedimentos para a entrega, nesses locais, de compra realizadas por meio de comércio eletrônico.

Com informações do MRE