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ESTRATÉGIA
Anatel apresenta resultados estratégicos do 3º trimestre de 2025
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apresentou os principais resultados institucionais do terceiro trimestre de 2025, durante a 22ª reunião do Comitê Interno de Governança (CIG), realizada no dia 7 de novembro. Os dados refletiram os avanços no Plano Estratégico 2023-2027, no Plano de Gestão Tático 2025–2026 e nos Planos Institucionais da Agência.
O índice de cumprimento das metas estratégicas projetadas para 2027 alcançou 63,38%, com destaque para o avanço da cobertura 5G, que chegou a 69,77% da população.
No contexto da conectividade universal, houve destaque na expansão da infraestrutura de fibra óptica (backhaul) que passou de 13,63% para 20,78% em localidades com mais de 600 habitantes, possibilitando o acesso à internet a mais pessoas em regiões mais remotas do país.
Resultados do Plano de Gestão Tático (PGT 2025–2026)
Entre as 28 metas táticas estabelecidas para 2025, 12 já foram superadas. Como resultados táticos, as principais realizações no período foram:
Infraestrutura e Qualidade
- Revisão quinquenal do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações (PERT) consolidada, com atualização de dados e proposição de ações estruturadas. O documento está disponível no seguinte endereço: https://www.gov.br/anatel/pt-br/dados/infraestrutura/pert/
Dinamismo de Mercado
- A Agenda Regulatória atingiu 49% de execução, superando a meta anual. Foram concluídas consultas públicas e Análises de Impacto Regulatório (AIRs) relacionadas à revisão de normas e editais.
Transformação digital, inovação e cidadania
- Origem Verificada: 56 prestadoras aderiram ao Sistema Nacional de Autenticação de Chamadas, conforme a Resolução nº 777/2025.
- Combate à pirataria e Segurança Digital: 50 ordens de bloqueio de IPs e URLs de TV Box não homologados foram emitidas, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
- Promoção de habilidades digitais: a meta de 30% foi alcançada com ações culturais e educativas, como a peça teatral “Vida de Influencer, apresentada no Espaço Cultural da Anatel.
Atuação de Excelência
- Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): disponibilidade dos sistemas atingiu 96,97% com destaque para a aprovação do novo data center, pela Secretaria de Governo Digital, e a contratação de soluções em Big Data, com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
- Inteligência Artificial: quatro soluções já foram implantadas, incluindo um Assistente Virtual, em fase final de testes.
Execução dos Planos Institucionais
O Índice de Esforço Tático (IET) dos planos institucionais atingiu 93,44% no terceiro trimestre de 2025. O resultado da média das aferições trimestrais do IET serve de base de cálculo do Índice de Desempenho Institucional Médio (IDIM) do 17º Ciclo Avaliativo, conforme determina a Resolução Interna nº 467, de 30 de julho de 2025. O desempenho evidencia o elevado grau de execução das ações planejadas e o comprometimento das áreas com as metas institucionais. Entre os principais destaques dos planos institucionais estão:
- Plano de Transformação Digital: 46,66% de execução, superando a meta anual (15%), com foco em acessibilidade, automação e integração de sistemas.
- Plano de Uso de Espectro: 35% de execução, com cinco consultas públicas realizadas e dois atos já aprovados.
- Plano de Desenvolvimento de Pessoas: meta de 80% alcançada, com mais de 3 mil ações de capacitação, 80% alinhadas às prioridades institucionais.
- Plano de Dados Abertos: publicação do painel de acompanhamento de ressarcimento aos consumidores, no Portal de Dados Abertos do Governo Federal: https://dados.gov.br/dados/conjuntos-dados/acompanhamento-e-controle--pacs-de-ressarcimento.
O Comitê Interno de Governança (CIG) é órgão colegiado que apoia o Conselho Diretor da Anatel no direcionamento, monitoramento, supervisão e avaliação da gestão estratégica da Agência.
A reunião reafirmou o compromisso da Anatel com a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações, o fortalecimento da governança pública e a promoção da inovação e da cidadania digital.
Acesse os infográficos de resultado disponíveis no portal da Anatel.