Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suícidio organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM), desde 2014. Um dos principais símbolos da campanha é o uso do laço amarelo. Neste ano o lema do Setembro Amarelo é “A vida é a melhor escolha”.
Em razão da necessidade de discussão do tema, o Mcom em parceria com o MInfra realizou, no dia 15/09, a palestra “A favor da vida”, com o profissional Alan Alves no Espaço Conexo, no anexo do ministério.
Para a psicóloga Aline Percon, o trabalho corresponde a uma parte importante da vida adulta. Dessa forma, a conscientização sobre o suícidio, no ambiente de trabalho, é uma medida relevante.
“Perceber que o ambiente de trabalho em que estamos inseridos apoia a prevenção ao suicídio desperta naturalmente o sentimento de acolhimento trabalhista, seja para indivíduos com tendência suicida ou não”, afirma a profissional.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente, cerca de 700 mil pessoas morrem em decorrência do suicídio. O número é mais assustador em jovens na faixa etária de 15 a 29 anos. Nesse grupo, o suicídio é a quarta maior causa de morte.
No Brasil, estima-se que 14 mil pessoas cometem suicídio por ano. Os dados do Ministério da Saúde, divulgados no Boletim Epidemiológico nº 33 de 2021, apontam que a maior incidência se dá em homens. 10,7 a cada 100 mil homens foram vítimas deste estigma em 2019. As mulheres, por outro lado, apresentaram a taxa 2,9% a cada 100 mil, no mesmo ano.
O suicídio está atrelado a transtornos psicológicos, como a depressão. A doença, apesar de silenciosa, acomete mais de 280 milhões de pessoas, de acordo com a OMS. O diagnóstico e tratamento devem ser feitos com o auxílio de um profissional, psicólogo ou psiquiatra.
Além do Setembro Amarelo, outra importante referência na prevenção ao suicídio é o Centro de Valorização da Vida (CVV). Serviço voluntário, apoio emocional e atendimento para pessoas que querem e precisam conversar são algumas funções do CVV. O atendimento acontece 24h, por mensagens ou pelo telefone 188.