Cartinhas do Papai Noel
O fim de ano é uma época marcada por festas, presentes e ceias. Nem todas as pessoas, entretanto, podem usufruir de tudo isso. Diante dessa situação, os Correios realizam anualmente, há mais de 30 anos, a campanha “Papai Noel dos Correios”. A empresa recebe milhares de cartinhas escritas por crianças que sonham em ganhar presentes, contando com a participação da comunidade para fazer esses sonhos realidade.
O Ministério da Infraestrutura (MInfra), em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), convida todos a participarem desse evento solidário que faz mais feliz o Natal de várias crianças.
Como participar?
Quem trabalha no MInfra deve pegar a cartinha na CODEP, localizada na sala 100 da Ala Oeste do Edifício Anexo. Depois de adotar um dos pedidos, o presente pode ser entregue até o dia 09 de dezembro.
Uma outra possibilidade é a adoção de cartinhas on-line. O blog dos Correios oferece esse recurso para ampliar o número de colaboradores da campanha. Basta filtrar por região e escolher uma das cartinhas.
Para adotar uma cartinha online, acesse o Blog do Noel.
A campanha
“Papai Noel dos Correios” é uma campanha criada 33 anos atrás por funcionários dos Correios, emocionados com as cartinhas das crianças endereçadas para o Papai Noel, no Polo Norte. Os empregados da empresa começaram a abrir as cartas, já que não podiam ser enviadas sem o endereço. Eles viram que os pedidos eram simples e começaram, eles mesmos, a presentear os pequenos.
Além do caráter corporativo da campanha, a longevidade da ação solidária passa diretamente por seus colaboradores, carinhosamente chamados de “padrinhos” e “madrinhas”, pois sem a participação da comunidade seria impossível atender todos os pedidos.
Segundo os Correios, a campanha deste ano em Brasília começou com mais de 6,5 mil cartinhas disponíveis para adoção. E muitas outras estão a caminho. Para alcançar esses números, os Correios possuem parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF). Dessa forma, os estudantes da rede pública participam ativamente da campanha, redigindo as cartinhas que são adotadas.
O “Papai Noel dos Correios” não é uma ação que apenas presenteia as crianças. De acordo com o blog da campanha, o projeto contribui diretamente na escrita dos pequenos, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais. Assim, é uma via de mão dupla, pois garante o presente às crianças e a evolução da escrita.
Para a coordenadora da campanha do Papai Noel dos Correios em Brasília, Maria Elena Rivas, “a sinceridade e a espontaneidade das crianças sempre surpreendem”. Muitas vezes os pedidos não são presentes materiais, mas as crianças pedem saúde para a família, emprego para os pais e bolsas de estudo para familiares
Outras crianças fazem pedidos ainda mais diferentes, como amor e paz no mundo. “Ano passado, por exemplo, muitos pediram a cura para a Covid 19”, relembra a coordenadora.
Rivas reforça também que, como a campanha é direcionada a crianças em situação de vulnerabilidade social, às vezes o presente dado faz a total diferença no Natal delas. “Para muitas delas que fazem pedidos simples como bolas, bonecas, roupas e calçados, o presente entregue pela campanha será o único que elas irão ganhar no Natal”, afirma.
Confira algumas cartinhas!
Luiz, de 9 anos, pediu um headphone ou um skate. Thalya, também de 9 anos, deseja receber uma boneca bebê. E Rebeca, de 8 anos, quer ganhar um tênis ou um patins.
Outro pontos de adoção/entrega de presentes:
-
Águas Claras: Águas Claras Shopping - Av. das Araucárias, LT 1835 1905 1955 2005
-
Asa Norte: Brasília Shopping - SCN Quadra 5, Bloco A,-S/N
Central de Brasília - SBN Quadra 1, Bloco A, Térreo,-S/N
W3 Norte 508 - SEPN 508, Bloco D, Térreo,-S/N
-
Asa Sul: Casa do Papai Noel - SEPS 712/912, Edifício Pasteur, Bloco II,-S/N
-
Taguatinga: Taguatinga Centro - Quadra C1, LT 9 e 10, Lojas 2 e 3,-S/N