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Empresas terão guichês para atendimento presencial nos aeroportos

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Publicado em 31/10/2011 19h02 Atualizado em 17/11/2022 14h02

O consumidor que utiliza o transporte aéreo no Brasil ganhará um novo serviço a partir deste sábado, 29/10, data em que terá início a determinação da ANAC para que as empresas disponibilizem atendimento presencial nos aeroportos em que movimentem mais de 500 mil passageiros por ano – além dos já conhecidos atendimentos via internet e telefone.

As novas regras de atendimento ao consumidor, válidas para todas as empresas aéreas regulares nacionais e estrangeiras que operam no Brasil, estão previstas na Resolução nº 196 da ANAC e estabelecem que estruturas para atendimento presencial aos passageiros sejam implantadas em 23 aeroportos brasileiros, por cinco empresas aéreas nacionais e uma estrangeira. (Confira a relação de aeroportos e empresas abaixo).

As empresas aéreas solicitaram que o prazo fosse prorrogado, o que foi negado pela ANAC. Em contrapartida, a Agência promoveu uma série de reuniões com representantes das companhias aéreas para analisar a melhor forma de implantação da medida. Durante o primeiro mês de vigência da resolução, a ANAC monitorará o funcionamento do atendimento presencial para, em dezembro, iniciar efetivamente os processos de fiscalização e eventuais autuações. 

A estrutura de atendimento deve ser implantada nos aeroportos separadamente dos balcões de check-in e das lojas destinadas à venda de passagens, com identificação específica para melhor atendimento do usuário. O atendimento presencial de cada empresa aérea deve estar disponível no mínimo duas horas antes de cada decolagem e duas horas após cada pouso de suas aeronaves. Por meio do atendimento presencial, as empresas devem ser capazes de receber e registrar manifestações de passageiros, tais como reclamações em relação aos serviços prestados pela empresa aérea, e adotar os procedimentos necessários para a solução imediata do problema, quando possível.

A empresa também deve informar ao passageiro o prazo final para a resposta, que não poderá ser maior que cinco dias úteis, a partir do registro de atendimento, e fornecer ao passageiro um número de protocolo. A ANAC recomenda que esse mesmo número de protocolo, fornecido pela companhia aérea, seja informado, caso haja necessidade em recorrrer à Agência, ao Fale com a ANAC, serviço de atendimento prestado pela ANAC, que continuará sendo realizado normalmente.

Para que a solicitação do passageiro possa ser atendida pelo setor responsável na ANAC, é necessário que o mesmo formule sua dúvida ou queixa nos seguintes canais:
- pela Internet, no endereço: www.anac.gov.br/faleanac
- pelo telefone 0800 725 4445 (todos os dias, 24 horas, inclusive com atendimento em inglês e espanhol)

O passageiro poderá acompanhar pela internet o andamento de sua demanda, por meio de um protocolo que será fornecido no atendimento.

Guichês de atendimento presencial: Relação de aeroportos e empresas

Local

Aeroporto

Empresa Aérea

Rio de Janeiro

SANTOS DUMONT

AZUL

GOL/VRG LINHAS AEREAS

AVIANCA (ICAO:ONE)

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Rio de Janeiro

GALEÃO

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São Paulo

GUARULHOS

AZUL

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São Paulo

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AVIANCA (ICAO:ONE)

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VIRA COPOS

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PORTO ALEGRE

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Salvador

SALVADOR

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Belém

BELÉM

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Brasília

JUSCELINO KUBITSCHEK 

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Belo Horizonte

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Curitiba

CURITIBA

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CUIABÁ

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Manaus

MANAUS

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FLORIANÓPOLIS

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FORTALEZA

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Goiânia

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Natal

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