Notícias
LEILÃO
Jabuticaba e logística: Rota Sertaneja, que vai a leilão nesta quinta (6), mistura turismo e importantes centros de distribuição
Já imaginou uma plantação de 42 mil pés de jabuticaba? Pois esse pomar gigante - o maior dessa frutinha no mundo - fica em Hidrolândia, cidade goiana cortada pela chamada Rota Sertaneja, trecho que contempla as BRs 153/G0 e 262/MG, e que vai a leilão nesta quinta-feira (6).
Localizada a poucos quilômetros da capital Goiânia, a cidade é berço da Fazenda Jabuticabal, que nasceu em 1947, após a Segunda Guerra. O pai do proprietário Paulo Antônio Silva levava frutas em carro de boi para vender em Goiânia e complementar a renda da família, entre elas a jabuticaba. Das colheitas, conseguiu dar início ao negócio que hoje representa o maior pomar da fruta no mundo, um status de recordista e atração única. No período da safra - de agosto a novembro - Hidrolândia chega a receber 150 mil turistas, de acordo com a secretaria de Turismo e Cultura da cidade.
Paulo Antônio destaca a importância da BR-153 para os negócios. “A rodovia é o nosso canal, por onde chegam os visitantes e por onde saem os produtos que fabricamos. Tendo uma estrada boa, a gente tem mais um fluxo de turismo. Esperamos que melhore ainda mais, porque nos liga também a grandes centros de consumo”, afirma.
Na fazenda, onde também funciona uma vinícola, os visitantes podem degustar a jabuticaba diretamente do pé, tomar banho de rio, tirar um cochilo nas redes e provar os produtos à base da fruta produzidos ali, como vinhos e geleias.
“Há mais ou menos 14 anos toda minha família vem visitar a fazenda e, desde então, estamos aqui pelo umas dez vezes por ano. E levamos muita jabuticaba”, diverte-se o turista Wagner Diniz, que mora em Goiânia.
O negócio de Paulo é visto como referência para o agronegócio e o turismo goiano, ajudando a colocar Hidrolândia, a "capital da jabuticaba", no mapa do turismo nacional.
Jabuticaba e logística
Mas nem só de jabuticaba vive a economia de Hidrolândia. Impulsionado por sua localização estratégica, o município tem atraído gigantes do varejo e da logística, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
O grande fomentador desta revolução é o seu posicionamento geográfico: Hidrolândia fica no coração de Goiás, que é o coração do Brasil. A proximidade com a capital goiana e a infraestrutura viária tornam a cidade um local altamente atrativo para a instalação de Centros de Distribuição (CDs) logísticos.
Segundo o secretário de Turismo e Cultura da cidade, Silvio Quirino, para o sucesso dos negócios, serão fundamentais as melhorias previstas pelo novo contrato que será firmado entre o Ministério dos Transportes e a concessionária vencedora do certame para obras na BR-153.
“Empresas de grande porte, como a Shopee, o Amazon e indústrias farmacêuticas, por exemplo, já escolheram a cidade, validando o potencial de Hidrolândia como um hub estratégico para o escoamento de mercadorias em toda a região”, afirma Quirino.
A projeção de abertura de novas vagas tem impacto direto na vida da população, elevando a renda e o poder aquisitivo local.
Turismo corporativo
Aparecida de Goiânia, cidade vizinha à Hidrolândia, pega carona nesse crescimento e vem se firmando como importante destino para o turismo corporativo e de eventos. Situada a apenas 26 quilômetros de Goiânia, a cidade é margeada pela BR-153.
“Eu acredito que a melhoria no asfalto, na sinalização, viadutos e passarelas de pedestres já facilitaria bastante o acesso, tanto para quem tá entrando no hotel e quando para quem tá saindo”, afirmou André Guimarães, gerente de um hotel localizado próximo à rodovia e que cresce junto com o desenvolvimento da região.
“A gente já tem um plano para construir aqui ao lado do hotel um centro para eventos, um segundo hotel ou uma expansão deste mesmo”, detalhou.
Com a nova concessão da Rota Sertaneja, a região passa a se tornar uma potência logística e um modelo de desenvolvimento econômico e social no Centro-Oeste brasileiro.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes