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Notícias

LEILÃO

Cafeicultores e transportadores já comemoram as melhorias que as rodovias paranaenses irão receber com o leilão do Lote 4

Os 627 quilômetros de estradas que serão concedidos à iniciativa privada nesta quinta (23) vão facilitar o escoamento da produção cafeeira
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Publicado em 23/10/2025 09h00 Atualizado em 29/10/2025 10h42
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Orlando Brame, cafeicultor de Califórnia (PR), vê na concessão do Lote 4 uma chance de fortalecer seus negócios. - Foto: Geovanna S./MT
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A produção nacional de café está estimada em 55,2 milhões de sacas para 2025. No Paraná, a safra deve alcançar 741,8 mil, alta de 9,8% em relação a 2024. - Foto: Geovanna S./MT
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Luciano Daros, motorista, afirma que estradas em boas condições reduzem o desgaste dos veículos e tornam a rotina na estrada menos estressante. - Foto: Geovanna S./MT
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Com R$ 18,17 bilhões em investimentos, o leilão do Lote 4 vai ampliar a capacidade das rodovias paranaenses e agilizar o transporte de cargas. - Foto: Geovanna S./MT
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Marco Sanchez, técnico do IDR-Paraná, avalia que as intervenções nas rodovias vão facilitar o transporte e impulsionar a agricultura regional. - Foto: Geovanna S./MT
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A produção nacional de café está estimada em 55,2 milhões de sacas para 2025. No Paraná, a safra deve alcançar 741,8 mil, alta de 9,8% em relação a 2024. - Foto: Geovanna S./MT
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Ademir Ribeiro, caminhoneiro, destaca que PPDs estruturados garantem mais segurança para quem trafega pelas rodovias. - Foto: Geovanna S./MT
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Com R$ 18,17 bilhões em investimentos, o leilão do Lote 4 vai ampliar a capacidade das rodovias paranaenses e agilizar o transporte de cargas. - Foto: Geovanna S./MT
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A produção nacional de café está estimada em 55,2 milhões de sacas para 2025. No Paraná, a safra deve alcançar 741,8 mil, alta de 9,8% em relação a 2024. - Foto: Geovanna S./MT

Na mesa das famílias pela manhã ou na padaria, o café quentinho é o combustível preferido dos brasileiros para começar o dia. O país é o principal produtor e o segundo maior consumidor no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

E boa parte dos grãos que abastecem o mundo vem do Paraná, das mãos de agricultores como Orlando Brame.

“É onde a gente trabalha, luta e tira alguma coisa para sobreviver e para comprar para a vida. É empresa, tem que fazer a manutenção e entender a entrada e a saída dos produtos”, afirmou Orlando Brame.

Orlando vê na concessão da BR-376/PR, conhecida como Rodovia do Café e por onde seus grãos são transportados, uma chance de aumentar seus lucros.

“A rodovia, quando está sem pedágio, a gente não paga, mas o gasto acaba indo para o carro, tem os desgastes. Sem dúvida, se não tiver rodovia, não há progresso. É a realidade, tanto para nós que vivemos no sítio quanto para quem vive na cidade”, completou o cafeicultor.

A partir do leilão promovido pelo Governo Federal nesta quinta-feira (23), além da BR-376 - a Rodovia do Café - serão administradas pela iniciativa privada as BRs 272 e 369 e as PRs 182, 272, 317, 323, 444, 862, 897 e 986.

As estradas fazem parte do Lote 4 das Rodovias Integradas do Paraná. O trecho a ser concedido contempla um total de 627 quilômetros e receberá um investimento de R$18,17 bilhões, que tornará possível a ampliação da capacidade de trechos logísticos fundamentais para o escoamento dos insumos das fazendas de café para comercialização.

Sabor sem fronteiras

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A cultura cafeeira está presente no Brasil desde 1727 e hoje é um dos principais motores da economia nacional. Somente em 2024, as exportações do insumo para os Estados Unidos, por exemplo, somaram 7,6 milhões de sacas.

O crescimento do setor depende diretamente da qualidade da infraestrutura rodoviária brasileira, já que 85% dos grãos do país são transportados pelo modal.

“A maioria do café que o Paraná produz é exportado, vai para a Alemanha, Canadá, o mundo todo. Se melhorar o transporte, melhora a facilidade de acesso e a rapidez para o produto chegar até o porto e, consequentemente, ao destino final”, explicou o técnico do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Marco Sanchez.

Dignidade na estrada

Uma estrada em boas condições melhora os negócios dos produtores e também a rotina de quem carrega a mercadoria.

“Para um produto chegar ao mercado, ele vem de caminhão. Para chegar lá, tem o custo de pedágio, combustível e manutenção do veículo”, contou o caminhoneiro Luciano Daros.

Entre as principais queixas dos motoristas que percorrem diariamente os mais de 627 quilômetros das estradas do Lote 4 estão a presença de buracos, ondulações no asfalto, falta de sinalização e mais Pontos de Parada e Descanso (PPDs). Reclamações que devem ter fim com o leilão desta quinta-feira, que prevê inúmeras melhorias - inclusive 2 novos PPDs.

“Ter um lugar adequado para parar é melhor para todo mundo. Banho quente e, principalmente, a segurança de não ter que parar perto da rodovia”, finalizou o motorista Ademir Ribeiro.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: ParanáLeilão Lote 4Concessão Rodovias

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