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Com modelagem de projetos de concessão rodoviária arrojada, Ministério dos Transportes dá a largada à rodada de diálogos com investidores mexicanos
Os investidores e o governo do México - que possui uma malha de 4,6 mil quilômetros de rodovias sob gestão privada - conheceram, nesta quarta-feira (9), os detalhes da carteira de concessões rodoviárias do Brasil, a maior do mundo.
“É fundamental fortalecer os laços com a América Latina. Estamos olhando o mercado mexicano, com muitas empresas de grande porte, que tem possibilidade de ir para o Brasil participar dos nossos leilões. Estamos falando de uma carteira robusta: somente este ano teremos 15 leilões”, afirmou o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, durante a abertura do evento na Cidade do México, capital do país.
Observamos um grande interesse dos investidores mexicanos. Nossa presença aqui é fundamental para esclarecer dúvidas e apresentar o vasto potencial que o Brasil oferece para o mundo”, afirmou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, durante o evento.
Entre as vantagens dos projetos brasileiros, destacam-se a segurança jurídica, previsibilidade regulatória, rentabilidade e vantagens competitivas do mercado brasileiro.
Outro ponto que chamou a atenção do governo mexicano é o Programa de Otimização de Contratos de Concessão. A Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes do México solicitou mais informações sobre a solução consensual desenvolvida pelo Ministério dos Transportes e o Tribunal de Contas da União (TCU) para equilibrar os contratos de concessão. O programa busca modernizar contratos antigos, ajustando-os às novas realidades técnicas, econômicas e de segurança viária.
“O Brasil vai ser o maior celeiro de projetos de concessão de rodovias no mundo. Só vamos ficar atrás da China, que não tem um mercado de concessão aberto, como é o caso brasileiro”, apontou o diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), Marco Aurélio de Barcelos Silva. “Essa projeção sublinha o potencial de crescimento e a atratividade do setor rodoviário brasileiro para investidores”, pontuou.
Ampliando caminhos
A comitiva do Ministério dos Transportes irá realizar, até sexta-feira (11), reuniões bilaterais com as principais empresas de infraestrutura mexicana, que estão finalizando contratos de concessão no país centro-americano e buscam novos mercados para expandir sua atuação.
Para 2025, o pipeline da pasta prevê R$161 bilhões em investimentos e 8.449 quilômetros de novas concessões. Antes do México, já foram realizados roadshows em Portugal, Espanha, Estados Unidos, Espanha e Inglaterra.
E o Ministério dos Transportes manterá uma agenda internacional intensa este ano, com rodadas de apresentação programadas para França, Emirados Árabes, Singapura e China.
Participam ainda da Missão México, liderada pelo Ministério dos Transportes, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, e a chefe de Departamento de Infraestrutura e Concessões Rodoviárias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nathalia Saad.
“Aqui no México, o BNDES está apresentando as possibilidades de financiamento que o Brasil oferece. As empresas mexicanas ocupam hoje concessões na área de comunicação no Brasil e é interessante olharem também para a infraestrutura de rodovias e ferrovias", finalizou o secretário-executivo do MT, George Santoro.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes