Notícias
TRÂNSITO
No Marrocos, secretário Nacional de Trânsito abre participação do Brasil em evento promovido pela OMS sobre redução de mortes no trânsito
Uma preocupação global, a necessidade de reduzir as mortes no trânsito levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a promover a 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária.
O evento, que acontece em Marrakech, no Marrocos, reúne líderes do setor de diversos países para compartilhar avanços, desafios e boas práticas na implementação de políticas sobre o tema. O objetivo é acelerar os avanços para cumprir a meta de reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2030, conforme o Plano Global para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU.
Nesta segunda-feira (17) o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, abriu a participação do Brasil na conferência. “Essa primeira reunião com os líderes de agências no mundo todo, as suas equivalentes da Senatran, foi muito produtiva. Importante essa troca de experiências, conhecer como cada agência se comporta no seu país, qual é o papel delas na coordenação dos demais órgãos de trânsito”, explicou Adrualdo Catão.
Durante a reunião, o secretário apresentou os resultados das ações implementadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) dentro do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), iniciativa alinhada à Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU.
“Muitos países sequer tem um Plano Nacional, então o Brasil tem ensinado nesse ponto. A gente sabe o quão complexa é a discussão entre mobilidade e segurança viária. É um grande problema global, relacionado à posição socioeconômica de cada país. Apesar disso, algumas experiências de alguns países valem ser replicadas, como é o caso da Suécia, por exemplo, com a aplicação dos princípios do Visão Zero, que o Brasil já incorporou”, detalhou o secretário Nacional de Trânsito.
O Pnatrans passou por uma revisão em 2023, tornando-se mais transparente, simplificado e eficaz, com 70 ações estratégicas que fortalecem o compromisso do Brasil com um trânsito mais seguro. Entre as principais iniciativas da Senatran voltadas à segurança viária, destacam-se:
Seu bem maior é a vida
Responsável por coordenar, supervisionar e fiscalizar as políticas nacionais de trânsito, a Senatran atua na regulamentação, promove campanhas educativas e investe na modernização dos sistemas viários. Para 2025, a mensagem das campanhas educativas será “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, evidenciando a importância do controle de velocidade, principal fator de risco no trânsito.
As campanhas terão foco na proteção dos usuários mais vulneráveis: pedestres, ciclistas e motociclistas. Em reconhecimento à relevância do tema, foi instituída em 2024, pela Lei nº 15.006/2024, a Semana Nacional de Prevenção a Acidentes com Motociclistas, que passará a ser realizada anualmente na semana do dia 27 de julho, Dia Nacional do Motociclista.
O que vem por aí
Nesta terça-feira (18) pela manhã, o ministro Renan Filho participará da abertura oficial da Conferência Ministerial Global sobre Segurança Viária. À tarde, integrará uma mesa redonda ao lado de 84 ministros dos Transportes de outros países para debater questões relacionadas à segurança viária. O evento, promovido pela OMS, vai até a próxima quinta-feira (20).
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
