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Participação inédita da União é a grande novidade na EF-118, afirma secretário Leonardo Ribeiro durante audiência pública
Primeira sessão da audiência pública sobre a concessão da EF 118 - Foto: Jeff D’Avila / ANTT
O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, afirmou que a grande inovação do projeto da EF-118 - conhecida como Anel Ferroviário do Sudeste - é a participação inédita da União no modelo de aporte financeiro. A declaração foi feita durante a primeira audiência pública sobre o empreendimento, nesta segunda-feira (27), em Brasília. O projeto prevê a construção de uma ferrovia de 575 quilômetros conectando os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
De acordo com Ribeiro, o modelo de aporte com a participação da União nunca foi feito no setor de ferrovias. “Temos a oportunidade de implementar um modelo inédito, interoperável, capaz de transportar 21 milhões de toneladas para outros portos. Desta forma, vamos promover a integração nacional por meio das ferrovias. Essa audiência é o momento de ouvir a sociedade e o mercado para aprimorar a proposta apresentada”, destacou.
Durante o evento, Ribeiro também enfatizou a importância do direito de passagem, chamado de interoperabilidade, no projeto. Ele explicou que a EF-118 terá conexão com a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), reforçando a necessidade de redes ferroviárias integradas.
“A malha precisa ser interoperável. Vamos orientar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que insira no contrato da EFVM cláusulas rigorosas nesse aspecto. A viabilidade logística da EF-118 depende diretamente dessa integração”, afirmou o secretário.
Ribeiro reforçou que a EF-118 tem o potencial de conectar os principais portos da região Sudeste à malha ferroviária nacional, inaugurando uma etapa na expansão do modal ferroviário no Brasil. “Estamos adotando um modelo que esperamos marcar o início de uma nova era para as ferrovias do país, integrando logística e ampliando a eficiência no transporte de cargas”, concluiu.
Detalhes do projeto
O traçado da EF-118 está dividido em três segmentos principais:
Trecho central – Um novo percurso de aproximadamente 170 quilômetros ligando São João da Barra (RJ), passando pelo Porto do Açu, até Anchieta (ES);
Trecho sul – Com cerca de 325 quilômetros, conectará São João da Barra a Nova Iguaçu (RJ) e deverá ser executado como investimento adicional, caso acionado pelo Governo Federal. Este trecho, chamado brownfield, prevê a utilização de trechos existentes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA);
Trecho norte – Entre Anchieta (ES) e Santa Leopoldina (ES), totalizando 92 quilômetros. Será executado pela Vale e incorporado ao contrato da EFVM após repactuação.
De acordo com os estudos do trecho central, serão 50 anos de concessão. Ainda estão previstas 117 obras de arte especiais - viadutos, pontes e pontilhões ferroviários - além de passagens rodoviárias inferiores.
As principais cargas transportadas pelo Anel Ferroviário incluem Ferro Briquetado a Quente (HBI), ferro-gusa, minério de ferro destinado à exportação e carvão coque.
Serviço
Audiência pública - Concessão da ferrovia EF-118
Sessão em Vitória (ES)
Data: 29 de janeiro de 2025
Cidade: Vitória/ES
Horário: 9h30
Local: Federação das Indústrias do Espírito Santo - FINDES, Av. Nossa Sra. da Penha, 2053 - Santa Lúcia - Vitória (ES)
Sessão no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 31 de janeiro de 2025
Cidade: Rio de Janeiro/RJ
Horário: 14h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro - FIRJAN - Av. Graça Aranha, 1 - 2° andar - Centro de Convenções - Centro - Rio de Janeiro (RJ)
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes