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Notícias

RODOVIAS

Obras do Rodoanel de Cuiabá avançam na BR-163/MT

Com investimento de quase R$ 540 milhões, trabalhos no Contorno Norte se desenvolvem com agilidade, representando um marco no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária de Mato Grosso
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Publicado em 21/03/2024 08h00 Atualizado em 11/10/2024 13h39
Obras do Rodoanel de Cuiabá

Obras se destacam como o maior empreendimento rodoviário em execução no Mato Grosso. - Foto: Divulgação/ DNIT

As obras do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel), na BR-163/MT, estão avançando rapidamente. Trata-se do maior empreendimento rodoviário em execução no Mato Grosso, realizado graças à parceria entre os governos Federal e do estado. Com investimentos na ordem de R$ 540 milhões, as obras são realizadas em quatro frentes de trabalho simultâneas e contemplam:

  • Construção de um viaduto com 130 metros de extensão.
  • Construção de uma ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá.
  • Realização de serviços de terraplenagem no trajeto do Rodoanel, incluindo o entroncamento com a rodovia estadual MT-010 e em trecho no município de Várzea Grande.

Importância
Com uma extensão total projetada de aproximadamente 52 quilômetros – 21,5 quilômetros em andamento e 30,2 quilômetros em fase de aprovação de projeto –, o futuro Rodoanel conectará de forma estratégica a Região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, ao Distrito Industrial de Cuiabá. Quando concluída, irá desafogar o trânsito na região metropolitana da capital e fortalecer a atividade econômica do agronegócio.

O trajeto percorrerá importantes rodovias, como:

  • MT-010 (Estrada da Guia)
  • MT-251 (Estrada da Chapada)
  • BR-364/MT

Ao longo do percurso, está prevista a construção de 15 Obras de Artes Especiais (OAEs), incluindo quatro pontes, quatro viadutos, uma trincheira na Avenida Antártica e seis passagens de nível.

Durabilidade
Os 52 quilômetros do Rodoanel serão completamente duplicados, utilizando exclusivamente pavimento rígido de concreto, que oferece durabilidade de 30 anos – significativamente superior à média de 10 anos do asfalto convencional. Essa tecnologia de pavimentação representa o que há de mais avançado na engenharia rodoviária brasileira, além de ser adequada para trechos com alto tráfego de veículos pesados.

Com a conclusão das obras, os veículos de grande porte evitarão o tráfego no centro da cidade, o que resultará na redução do congestionamento e na melhoria do fluxo de veículos leves em Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, o empreendimento facilitará significativamente o transporte de cargas que seguem pela BR-163/MT, proporcionando acesso direto ao terminal ferroviário da região Sul do estado e aos portos de Santos (SP). Da mesma forma, beneficiará o transporte pela BR-070/MT em direção ao Pantanal e pela BR-163/MT para a região Norte do estado, incluindo os portos do Arco Norte, localizados no estado do Pará.

Com informações da Coordenadoria-Geral de Comunicação do DNIT

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Mato GrossoBR-163/MTDNITRodovias

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