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RODOVIAS

Corredor bioceânico é impulsionado com a autorização do Ministério dos Transportes para obras na BR-267/MS

Ordens de serviço para construção do acesso à ponte internacional Brasil-Paraguai e para recuperação de 104 quilômetros da rodovia federal foram assinadas nesta terça-feira (19), em Campo Grande (MS)
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Publicado em 19/12/2023 14h13
Ordens de serviço do corredor bioceânico foram assinadas nesta terça-feira (19) em Campo Grande (MS)

Ordens de serviço foram assinadas nesta terça-feira (19) em Campo Grande (MS) - Foto: Marcio Ferreira/MT

Mais um passo para consolidar uma das rotas rodoviárias com direção ao Oceano Pacífico foi dado pelo Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, com a assinatura nesta terça-feira (19) de duas ordens de serviço que autorizam obras estruturantes em Mato Grosso do Sul. Com as autorizações, serão investidos R$ 711,6 milhões em recursos públicos para a construção do acesso à terceira ponte internacional entre Brasil e Paraguai e a recuperação e adequação de 104 quilômetros de pavimento da BR-267/MS.

“É uma orientação do ministro Renan Filho termos uma logística melhor para o agronegócio, para o escoamento do que produzimos. Dessa forma, poderemos acessar os melhores canais, valorizar as nossas riquezas. As ordens de serviço assinadas hoje tratam justamente dessa temática”, destacou o ministro interino dos Transportes, George Santoro, durante a solenidade de assinatura, em Campo Grande (MS). De acordo com ele, o objetivo da pasta é encontrar soluções para desatar os nós logísticos do país e aumentar a conectividade entre os países da América do Sul. 

As obras

Para o acesso à ponte, serão construídos 13,1 quilômetros na BR-267/MS, além de um centro aduaneiro de controle de fronteira, no município de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com Carmelo Peralta, no Paraguai. Com investimento de R$ 472 milhões, a obra do Novo PAC integra a rota bioceânica que ligará o Centro-Oeste brasileiro ao Paraguai e à Argentina, até chegar aos portos de Iquique e Antofagasta, no Chile.

• Medida será importante para aumentar a integração entre os países;
• Transporte de passageiros e cargas será facilitado;
• Relações comerciais ficarão mais estreitas;
• Custos logísticos poderão ser reduzidos em até 25% e o tempo de viagem em aproximadamente 12 dias;
• Rota oferecerá acesso a grandes mercados consumidores da Ásia, Oceania e Costa Oeste das Américas.

As obras autorizadas no lado brasileiro darão acesso à nova ponte sobre o Rio Paraguai, que está em andamento e a previsão de conclusão é em 2025. A construção foi viabilizada por meio de parceria entre os governos do Brasil e do Paraguai, com recursos da Itaipu Paraguai de cerca de US$ 89 milhões. 

Importante ação complementar no corredor bioceânico, a BR-267/MS terá 104 quilômetros recuperados, entre Porto Murtinho e Alto Caracol. As obras de adequação serão fundamentais para alargar a rodovia e implantar acostamentos em toda a extensão do trecho, que conta com investimento de R$ 239,2 milhões.

A medida também vai ao encontro com o projeto de desenvolver rotas de integração e desenvolvimento sul-americano, fomentado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, como forma de incentivar o comércio do Brasil os outros países latinos e reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias até a Ásia. “Atuamos para garantir financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de outras entidades financeiras para tirarmos esses projetos do papel e para que se tornem realidade”, reforçou a ministra da pasta, Simone Tebet.

Desenvolvimento

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, agradeceu o empenho do Governo Federal em investir no estado e, consequentemente, no desenvolvimento do país. “R$ 711 milhões é um volume importantíssimo para o Mato Grosso do Sul. Agradecemos ao ministro interino George Santoro, pela presença no apagar das luzes de 2023, para não deixar para o ano que vem, para começar já”, disse.

Para o prefeito de Porto Murtinho (MS), Nelson Cintra, as intervenções representam uma verdadeira mudança no desenvolvimento da cidade. “Hoje temos em torno de 15 mil habitantes, mas temos esperança que dentro de três a quatro anos seremos de 30 mil a 40 mil habitantes, porque somos o portal de entrada da rota. Aqui há grandes galpões para armazenamento para rede distribuição para o país”, explicou.

Também participaram da solenidade em Campo Grande (MS) o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Fabrício Galvão; o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides; e parlamentares da representação federal do estado.

Mais investimentos

Outros empreendimentos do Governo Federal que fazem parte das rotas bioceânicas são a ponte internacional que liga as cidades de São Borja, no Rio Grande do Sul, a de Santo Tomé, na Argentina; a pavimentação da BR-285/RS/SC; a ponte internacional da Integração Brasil-Paraguai, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha a Ciudad del Este;  a segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, na BR-116/RS, que liga o Brasil ao Uruguai; e a Ponte Internacional de Guajará-Mirim (RO).

Em 2023, Mato Grosso do Sul contou com um incremento no orçamento para a manutenção e construção de rodovias. No total, foram R$ 1,1 bilhão destinados ao estado – montante quase cinco vezes o valor que foi pago em 2022, pela gestão anterior. Além disso, por meio do Novo PAC, foram elencadas intervenções que somam R$ 8,2 bilhões somente para projetos e obras rodoviárias.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Tags: Mato Grosso do SulCorredor BioceânicoGeorge SantoroSimone TebetBR-267

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