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RODOVIAS

Ministro da Infraestrutura vistoria avanço de obras do Contorno do Mestre Álvaro

Acompanhado do presidente Jair Bolsonaro, Tarcísio sobrevoou empreendimento no Espírito Santo até o acesso ao terminal portuário de Capuaba
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Publicado em 11/06/2021 18h48 Atualizado em 31/10/2022 14h29

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fiscalizou nesta sexta-feira (11) duas importantes obras em andamento no Espírito Santo: a implantação do contorno do Mestre Álvaro, na BR-101/ES, e a construção do acesso ao terminal portuário de Capuaba, na BR-447/ES. O presidente da República, Jair Bolsonaro, também acompanhou a vistoria.

A implantação do contorno, iniciada na atual gestão do Governo Federal, é fundamental para retirar o trânsito intenso de caminhões da BR-101/ES de dentro do município de Serra, contribuindo para a redução de acidentes rodoviários e melhorando a fluidez do tráfego. Uma obra de cerca de R$ 400 milhões para um trecho de quase 20 quilômetros com pista duplicada e canteiro central.

“Essa obra é um grande exemplo de como a aliança do Executivo pode funcionar com o Legislativo, que vem aportando recursos, ano após ano, da bancada para que essa obra se torne uma realidade. Uma obra que vai melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário”, destaca o ministro Tarcísio de Freitas.

Além disso, o Governo Federal também avança na execução de melhorias da própria BR-101/ES – cerca de 40% dos serviços já foram executados. Para este ano, a previsão é de que sejam entregues os viadutos de entroncamento com as vias marginais da BR-101 e outros sete viadutos em outras interseções ao longo da rodovia, além de serviços de adequação, como terraplenagem e drenagem. A conclusão do empreendimento é estimada para 2022.

CAPUABA – As equipes do DNIT também trabalham na construção do acesso ao terminal portuário de Capuaba, na BR-447/ES, com implantação, pavimentação e obras de arte especiais, como viadutos e estruturas de contenção. Até o fim de 2021, devem ser entregues os viadutos da BR-101/262 e um trecho pavimentado até o viaduto Sudoeste-Areinha.

O empreendimento, que fica na divisa dos municípios de Viana e Cariacica e vai ligar a BR-262/ES à rodovia Leste-Oeste, tem o objetivo de melhorar o escoamento de mercadorias que entram e saem do porto de Capuaba, além de retirar o tráfego de caminhões das vias urbanas de Cariacica, Vila Velha e Viana. A conclusão está prevista para 2023.

CODESA – Ainda no Espírito Santo, o Governo Federal trabalha para a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), responsável pela administração dos portos de Vitória e Barra do Riacho. Nesta semana, foram publicadas no Diário Oficial da União as regras quanto a modelagem e as condições para a desestatização, com leilão previsto para o quarto trimestre deste ano e investimentos previstos de R$ 1 bilhão.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

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